Fiepe realiza evento aberto ao público sobre impostos pagos no País
O Dia sem Imposto aconteceu na sede da instituição, no bairro de Santo Amaro, área central do Recife
A Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe) realizou, nesta quinta-feira (31), a 7ª edição do evento gratuito Dia sem Imposto, na sede da instituição, no bairro de Santo Amaro, área central do Recife.
A programação contou com palestras, exposição de produtos com e sem impostos em um minimercado, food park com produtos comercializados com descontos proporcionais aos valores dos impostos, além de sorteios de itens.
Segundo dados da Confederação Nacional da Indústria (CNI), a carga fiscal média agregada ao setor industrial no atual sistema tributário é de 42%, o dobro da média cobrada em outros países emergentes.
Para Rodrigo Veloso, presidente da Fiepe Jovem, organizadora do evento, o intuito é conscientizar a população sobre a grande quantidade de impostos pagos e o baixo retorno em forma de produtos e serviços para a sociedade.
“O objetivo é a gente trazer informação para a população e mostrar como a carga tributária do Brasil é alta em comparação a outros países, é uma carga tributária que é a maior da América Latina, uma das maiores do mundo”, acrescentou ele.
De acordo com o presidente em exercício da Fiepe, Massimo Cadorin, os impostos afetam diretamente o setor industrial.
“Os impostos sobre o consumo e a produção são um dos principais entraves ao crescimento, tornando os nossos produtos menos competitivos no mercado global. Além disso, a tributação atual afeta a capacidade de investimento das empresas, impedindo que novos projetos e inovações sejam implantados”, disse.
Segundo Cadorin, com a reforma tributária, “o Brasil dá um passo importante na direção de um sistema mais justo e eficiente”.
“A reforma que prevê a simplificação e a substituição de impostos representa uma oportunidade única para descomplicar o ambiente de negócio no País”, acrescentou.
Leia também
• Wall Street cai arrastada por ações tecnológicas
• Apple atinge as estimativas de vendas, mas a região da China continua sendo um ponto fraco
• Petróleo volta a subir com redução do pessimismo na relação oferta-demanda
Palestras
Os participantes acompanharam três palestras durante o evento: “A Inteligência Artificial a seu favor: como reduzir dívidas tributárias em até 70%”, com Davi Cavalcanti; “Inteligência Artificial (IA) no mundo dos negócios”, com João Paulo Magalhães; e “O Cenário Macroeconômico Atual: Oportunidades e Desafios para Investimentos em Pessoa Física e Jurídica”, com Saulo Godoy.