Sex, 05 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
game

Fortnite, da Epic Games, retorna à App Store da Apple nos EUA após mais de quatro anos

A juíza distrital dos EUA, Yvonne Gonzalez Rogers, afirmou na segunda-feira que a Apple deveria resolver a disputa ou enviar um representante da empresa para depor perante ela

Fortnite retorna à Apple Store nos EUA depois de quatro anos fora Fortnite retorna à Apple Store nos EUA depois de quatro anos fora  - Foto: Divulgação

O popular jogo Fortnite, da Epic Games, voltou à App Store da Apple nos Estados Unidos após mais de quatro anos, encerrando — ao menos temporariamente — uma intensa batalha judicial entre as duas empresas.

No início deste mês, a desenvolvedora de jogos pediu a um tribunal que obrigasse a Apple a aprovar o acesso ao Fortnite, alegando que o jogo ainda estava bloqueado na plataforma, apesar de uma decisão judicial favorável.

A juíza distrital dos EUA, Yvonne Gonzalez Rogers, afirmou nesta segunda-feira que a Apple deveria resolver a disputa ou enviar um representante da empresa para depor perante ela.

A Apple baniu o Fortnite em 2020 depois que a Epic passou a oferecer aos jogadores um método alternativo de pagamento para a moeda virtual do jogo, operando fora da App Store, o que violava as políticas da empresa.

 

Após uma longa disputa judicial, Gonzalez Rogers determinou que a Apple deveria permitir que os desenvolvedores de aplicativos recebessem pagamentos fora da App Store. Em maio deste ano, a juíza declarou que a Apple violou uma ordem judicial ao não permitir opções de pagamento de terceiros.

A Epic enviou o Fortnite para aprovação na App Store dos EUA em 9 de maio. O processo de aprovação demorou significativamente mais que as 24 horas habituais da Apple, o que levou a empresa a reclamar que o jogo ainda estava bloqueado. A remoção do Fortnite da plataforma anteriormente havia cortado o acesso de mais de um bilhão de usuários de iPhones e iPads.

Separadamente, a Epic acusou a Apple de ter removido o Fortnite de marketplaces na União Europeia que operam fora da App Store. A Apple negou essa alegação.

Nesta terça-feira, a Epic informou que o jogo também estava voltando para essas lojas na UE. A Apple não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.

Veja também

Newsletter