Fortnite, da Epic Games, retorna à App Store da Apple nos EUA após mais de quatro anos
A juíza distrital dos EUA, Yvonne Gonzalez Rogers, afirmou na segunda-feira que a Apple deveria resolver a disputa ou enviar um representante da empresa para depor perante ela
O popular jogo Fortnite, da Epic Games, voltou à App Store da Apple nos Estados Unidos após mais de quatro anos, encerrando — ao menos temporariamente — uma intensa batalha judicial entre as duas empresas.
No início deste mês, a desenvolvedora de jogos pediu a um tribunal que obrigasse a Apple a aprovar o acesso ao Fortnite, alegando que o jogo ainda estava bloqueado na plataforma, apesar de uma decisão judicial favorável.
A juíza distrital dos EUA, Yvonne Gonzalez Rogers, afirmou nesta segunda-feira que a Apple deveria resolver a disputa ou enviar um representante da empresa para depor perante ela.
Fortnite is BACK on the App Store in the U.S. on iPhones and iPads... and on the Epic Games Store and AltStore in the E.U! It’ll show up in Search soon!
— Fortnite (@Fortnite) May 20, 2025
Get Fortnite on the App Store in the U.S. https://t.co/HQu3pYCXFm pic.twitter.com/w74QPFFkOS
A Apple baniu o Fortnite em 2020 depois que a Epic passou a oferecer aos jogadores um método alternativo de pagamento para a moeda virtual do jogo, operando fora da App Store, o que violava as políticas da empresa.
Leia também
• Fortnite: Shaquille O'Neal, astro da NBA, é anunciado como novo personagem do game
• Google e Samsung são acusadas de conluio pela Epic Games, criadora da Fortnite
Após uma longa disputa judicial, Gonzalez Rogers determinou que a Apple deveria permitir que os desenvolvedores de aplicativos recebessem pagamentos fora da App Store. Em maio deste ano, a juíza declarou que a Apple violou uma ordem judicial ao não permitir opções de pagamento de terceiros.
A Epic enviou o Fortnite para aprovação na App Store dos EUA em 9 de maio. O processo de aprovação demorou significativamente mais que as 24 horas habituais da Apple, o que levou a empresa a reclamar que o jogo ainda estava bloqueado. A remoção do Fortnite da plataforma anteriormente havia cortado o acesso de mais de um bilhão de usuários de iPhones e iPads.
Separadamente, a Epic acusou a Apple de ter removido o Fortnite de marketplaces na União Europeia que operam fora da App Store. A Apple negou essa alegação.
Nesta terça-feira, a Epic informou que o jogo também estava voltando para essas lojas na UE. A Apple não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.

