Fórum Nordeste: abertura da 13ª edição do evento tem plateia lotada e presença de autoridades
Iniciativa do Grupo EQM, presidido por Eduardo de Queiroz Monteiro, Fórum Nordeste ocorre no Mirante do Paço, nesta segunda-feira (2)
A abertura da 13ª edição do Fórum Nordeste, uma iniciativa do Grupo EQM, presidido por Eduardo de Queiroz Monteiro, na manhã desta segunda-feira (2), lotou, mais uma vez, Mirante do Paço, no bairro do Recife.
O evento com a presença de convidados, como o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin; a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra; e o prefeito do Recife, João Campos.
O Fórum também está sendo prestigiado por ministros, deputados estaduais e federais, dirigentes de sindicatos, de associações, de federações e outras entidades de setores distintos, além de empresários do setor sucroenergético de várias regiões do país.
Leia também
• Raquel Lyra vê melhora na relação do governo com a Alepe
• João Campos receberá Alckmin para "agenda administrativa" na Prefeitura do Recife
• Fórum Nordeste debate, nesta segunda (2), desafios e oportunidades da transição energética
Fórum Nordeste 2024
O evento tem como objetivo promover uma análise e busca por soluções para a continuidade da atividade econômica sustentável no crescimento global, tendo como base as mudanças das matrizes energéticas, além de ampliar o conhecimento das suas potencialidades no Nordeste, está sendo realizado no Mirante do Paço, no bairro do Recife.
A saudação inicial foi feita pelo prefeito João Campos, que disse que o Fórum tem a iniciativa de consolidar não só a cidade como Estado como grande centro de energia renovável, do etanol, e também trazendo as discussões do setor em nível nacional.
Em seguida, foi vez do presidente o Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool de Pernambuco (Sindaçúcar-PE), da Executivo da Novabio e vice-presidente da Bioenergia Brasil, Renato Cunha. Ele disse que a edição deste ano do Fórum Nordeste inaugura interesses relacionados às temáticas do G20 e da COP 30. "O G20 vai atuar na transição energética, mas sobretudo no desenvolvimento sustentável e nas vertentes social, econômica e ambiental", disse.
A governadora Raquel Lyra afirmou que, para Pernambuco, é uma alegria poder mais uma vez receber um fórum de tamanha importância, que fala de algo que dialoga com a necessidade do nosso presente.
"Hoje, está na ordem do dia a discussão sobre mudança climática. O Rio Grande do Sul fala sobre isso, mas Pernambuco fala sobre isso todos os anos. Falar de desenvolvimento sustentável é falar de justiça social, de poder incluir todos dentro de uma agenda única. Queremos unir com justiça social o desenvolvimento da indústria no Brasil, especialmente no Nordeste brasileiro”, destacou a governadora.
O vice-presidente Geraldo Alckmin, além de ressaltar a presença de lideranças de várias regiões do Brasil no evento, destacou algumas ações do Governo Federal.
“Quero trazer duas palavrinhas: uma sobre a NIB, a Nova Indústria Brasil, lançada pelo presidente Lula. Ela tem quatro pilares. O primeiro pilar é inovação - já dei uma boa notícia – para pesquisa e desenvolvimento. Inovação TR. Então, 4% de juros ao ano, é juro real praticamente zero e R$ 66 bilhões para inovação. BNDES, Finep, Embrapii. Impulsionar aí uma indústria mais inovadora", afirmou o vice-presidente.
Ainda sobre inovação, ela falou sobre as alterações que registro de patentes ganhou no Brasil. “O INPI, Instituto Nacional de Propriedade Industrial, estava levando quase sete anos para registrar uma patente. Reduzimos para quatro anos e meio; o ano que vem, três anos; e em 2026, dois anos, que é o padrão internacional para registro de patentes do INPI”, acrescentou.
Em seu discurso, o presidente do Grupo EQM, Eduardo de Queiroz Monteiro, disse que o Fórum se trata de uma grande celebração por, entre outras razões, unir os setores primário e secundário. "É um trabalho especial das nossas lideranças, uma construção de muito esforço para que a gente pudesse, ao fim e ao cabo, ter uma agenda comum, uma agenda convergente", disse.
Na sequência, houve a entrega do Troféu Fórum Nordeste. Eduardo de Queiroz Monteiro e Renato Cunha entregaram a honraria a personalidades. A primeira a receber foi o
vice-presidente Geraldo Alckmin.
Depois foi a vez foi Mário Lorencatto, presidente da Usina Coruripe, em Alagoas. “Quero agradecer pelo reconhecimento em nome da Coruripe. Estamos em Alagoas, mas presentes em grande parte de Minas Gerais. Sou paulista, mas aprendi muito no Nordeste sobre resiliência, cultura e alegria", disse Lorencatto.
Gilberto Tavares de Melo, presidente do Grupo Olho d’Água, foi o terceiro agraciado. “É uma satisfação receber esta homenagem. Seguiremos unidos para termos muitas vitórias, apesar dos desafios no setor", destacou ele.
O Fórum Nordeste 2024 teve patrocínio da Neoenergia, Copergás, Banco do Nordeste, Caixa Econômica Federal, Sudene, FMC, Grunner e Cahu Beltrão; e apoio do Governo de Pernambuco, Fertine e Novabio.