Dom, 07 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
empresas familiares

Fórum reúne famílias empresárias para debater sucessão e futuro dos negócios

No encontro, foram discutidos governança, gestão financeira e panorama econômico das empresas familiares em Pernambuco

Fórum reúne famílias empresárias para debater sucessão e futuro dos negóciosFórum reúne famílias empresárias para debater sucessão e futuro dos negócios - Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco

Com o intuito de proporcionar a troca de experiências, discutir desafios e apontar caminhos para o fortalecimento das empresas familiares, a Legend Capital e o escritório Huck Otranto Camargo Advogados promoveram ontem, no Recife, o 1º Fórum de Negócios Familiares. O evento, realizado no Novotel Recife Marina e articulado pelo empresário Romero Maranhão Neto, contou com a presença do presidente do Grupo EQM e fundador da Folha de Pernambuco, Eduardo de Queiroz Monteiro, acompanhado da esposa, Claudia Monteiro.

“O fórum nasce com o propósito de abrir espaço para reflexões e conexões que contribuam para o fortalecimento e continuidade das empresas familiares”, afirmou Romero.

Segundo o executivo, Pernambuco deve liderar esse debate, a exemplo do que já ocorre em estados como São Paulo. “Temos grandes empresários e grandes empresas. É uma alegria estar à frente desse movimento no estado.” 

Também participaram do encontro a vice-presidente da Folha de Pernambuco, Mariana Costa; a diretora de Marketing do Grupo EQM, Joanna Costa, e o diretor do Grupo EQM, Eduardo Cunha.

1º Fórum de Negócios Familiares aconteceu nesta quarta-feira (17) discutindo governança, gestão financeira e panorama econômico para as empresas1º Fórum de Negócios Familiares aconteceu nesta quarta-feira (17) discutindo governança, gestão financeira e panorama econômico para as empresas | Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco

Programação
Os sócios do Huck Otranto Camargo Advogados, Diego Billi Falcão e Amanda Salis Guazzelli, abriram o fórum analisando o tempo de vida das empresas presentes no evento.

“São 2.176 anos de história somados, quatro vezes e meio o tempo do Recife”, destacou Diego, reforçando a importância da longevidade empresarial. “Falar de continuidade é falar também da história das famílias que fundaram essas empresas, do esforço e do sacrifício de gerações. Nosso papel é trazer mecanismos jurídicos que garantam essa perpetuação.”

Na sequência, o founding partner da Legend Capital e CEO do Grupo Bozano, Sergio Eraldo Salles, ao lado da partner da área de Relacionamento com Cliente da Legend Wealth, Adriana Salles, discutiram a otimização e as armadilhas da gestão financeira.

“O que fazemos vai muito além da gestão de portfólio financeiro. Inclui negócios, patrimônio imobiliário e a família como um todo”, explicou Sergio. 

O empresário ainda acrescentou que a atuação da Legend se baseia em uma escuta ativa e em soluções personalizadas.

“Nosso objetivo é oferecer um trabalho patrimonial integrado, eficaz e alinhado às necessidades de cada família.” 

Encerrando a programação, a chairwoman da Legend Capital e ex-presidente da Caixa Econômica Federal, Daniella Marques, apresentou o painel “Panorama Econômico: Desafios e Oportunidades para Empresas Familiares”.

“Sabemos que os juros reais próximos a 10% e nominais de 15% não são sustentáveis. Isso torna o Brasil um país desafiador para quem empreende”, afirmou.

Para a presidente do conselho, o papel das instituições que apoiam empresas familiares vai além de operações financeiras.

“Nosso trabalho é estar ao lado dos grupos empresariais, atuando como guardiões ao longo da jornada, buscando sempre otimizar o custo de capital. Construir riqueza no Brasil é um ato de heroísmo e resiliência”, destacou.

Veja também

Newsletter