Sáb, 06 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
BRASIL

Gripe aviária: governo investiga cinco casos, com surgimento de nova suspeita no Pará

Ministério da Agricultura deve divulgar resultado de testes ainda hoje

Gripe aviáriaGripe aviária - Foto: Freepik

Um novo caso suspeito de gripe aviária, desta vez em Eldorado dos Carajás, no Pará, passou a ser investigado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Com isso, agora as autoridades sanitárias analisam cinco possíveis focos da doença.

A informação foi divulgada pelo Mapa.

Dos cinco casos em investigação, dois são em granjas comerciais, em Ipumirim (SC) e Aguiarnópolis (TO). Os demais, incluindo o do Pará, são de produção familiar para subsistência e se localizam em Estância Velha (RS) e Salitre (CE).

Até segunda-feira, havia sete casos suspeitos sendo investigados, mas, no fim do dia, três foram negativos para a gripe aviária. As propriedades se localizam em Gracho Cardoso (SE), Nova Brasilândia (MT) e Triunfo (RS). A expectativa é que novos resultados serão divulgados ainda hoje.

No fim da semana passada, foi confirmado o primeiro caso de gripe aviária em uma granja comercial no município gaúcho de Montenegro. Nesta terça-feira, serão concluídos o processo de desinfecção da área e outras providências tomadas.

A partir desta quarta (21), o Brasil precisará de 28 dias para ser considerado livre do vírus, desde que não surja mais nenhum caso. A partir de então, o governo notificará a Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) e procurará os parceiros internacionais para a retomada das exportações. Dezenas de países fecharam total ou parcialmente seus mercados para o frango brasileiro.

Para o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, se nos próximos 15 dias a situação permanecer como está, sem o registro de novos casos, dificilmente surgirão novos episódios da doença.

Veja também

Newsletter