Honda testa foguete reutilizável, que dá 'ré' com sucesso e acirra corrida aeroespacial; veja vídeo
Segunda maior montadora do Japão busca expandir negócios e desenvolver tecnologia necessária para lançar suborbital até 2029
A Honda, segunda maior montadora do Japão, testou com sucesso um foguete experimental reutilizável, informou em comunicado a empresa, que busca expandir seus negócios no setor aeroespacial. O foguete de teste foi lançado na ilha de Hokkaido, no Norte do Japão, e faz parte dos planos da empresa de desenvolver a capacidade tecnológica necessária para realizar um lançamento suborbital até 2029.
"O teste foi totalmente bem-sucedido, marcando a primeira vez que a Honda pousou um foguete após atingir uma altitude de quase 300 metros", afirmou a empresa em um comunicado.
再使用型ロケット実験機の
— Honda 本田技研工業 (@HondaJP) June 17, 2025
離着陸実験に成功
本日、自社開発の再使用型ロケットの実験機を用いて、Honda初となる高度300mまでの離着陸実験を行いました。
今回の成功により、再使用型ロケットの研究段階を一歩進めることができました!… pic.twitter.com/IGxMxZ5RyN
O protótipo de seis metros de altura pousou a apenas 37 centímetros de seu local de pouso designado após o voo de 11 minutos.
A demanda por foguetes para lançar satélites deve crescer nos próximos anos, em meio às expectativas de "um sistema de dados no espaço sideral", afirmou a Honda no comunicado.
"A Honda optou por assumir o desafio tecnológico de desenvolver foguetes reutilizáveis, aproveitando a tecnologia da Honda acumulada por meio do desenvolvimento de diversos produtos e sistemas autônomos", explicou.
Leia também
• Foguete da SpaceX explode sobre Oceano Índico em seu teste mais recente
• Katy Perry admite que teve medo de embarcar em foguete por causa da filha: "Tive que confiar"
• Primeiro foguete orbital lançado da Europa continental cai após segundos de voo
O comunicado acrescentou que, no futuro, foguetes poderão ser usados para implantar ferramentas de comunicação via satélite e monitorar condições ambientais, como o aquecimento global.
A agência espacial japonesa JAXA também pretende se tornar uma importante empresa em lançamentos de satélites, contando com seu foguete não reutilizável H3 para atingir esse objetivo.

