Dom, 07 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Aeroporto

Recife se consolida como hub estratégico da Azul em reconhecimento global de pontualidade

Levantamento da Cirium destaca Azul como a aérea mais pontual do mundo, com Recife entre os hubs de melhor desempenho

Hubs da Azul ajudam companhia decolar como a mais pontual do mundo em agostoHubs da Azul ajudam companhia decolar como a mais pontual do mundo em agosto - Foto: César dos Reis/Azul Linhas Aéreas/Divulgação

O Aeroporto Internacional do Recife voltou a ganhar destaque no cenário da aviação mundial ao figurar entre as bases da Azul Linhas Aéreas com melhor desempenho operacional no mês de agosto deste ano. De acordo com o relatório de Desempenho de Pontualidade (On-Time Performance – OTP) da Cirium, empresa referência internacional em dados e análises do setor, a Azul foi considerada a companhia aérea mais pontual do mundo no período, com 92,1% de seus cerca de 800 voos diários pousando dentro do horário previsto.

Esses resultados, conforme a companhia, projetam o desempenho de suas operações nos principais hubs do país: Confins-MG, Viracopos-SP e Recife-PE.

Juntas, essas bases foram responsáveis por índices de pontualidade acima de 91%, consolidando o protagonismo da capital pernambucana como elo estratégico na malha aérea da Azul. Em Recife, 91,2% dos voos chegaram ao destino dentro do prazo estabelecido, garantindo fluidez nas conexões regionais, nacionais e internacionais.

Para o vice-presidente de Operações da Azul, Daniel Tkacz, o desempenho não é fruto do acaso, mas de um processo que alia planejamento, execução e integração entre equipes. “Temos tripulantes talentosos nos aeroportos e uma relação de parceria com todas as nossas bases pelo país que têm impactado positivamente nossos resultados e mantido a credibilidade e o respeito da nossa marca junto aos clientes. E os índices de pontualidade que acompanhamos diariamente, e que agilizam as nossas operações, com destaque em agosto para os nossos três hubs, é o que nos mantêm na lista mundial da Cirium, junto com as companhias aéreas mais pontuais do mundo”, afirma.

VP de Operações da Azul, Daniel Tkacz VP de Operações da Azul, Daniel Tkacz | Foto: Guilherme Ramos/Divulgação

Recife
Tkacz ressalta ainda a importância do Recife no equilíbrio da malha nacional da Azul.

“Chamamos Recife de nosso ‘hub do Nordeste’. A partir dele, conectamos a região Sul e o Sudeste com todo o Nordeste e também com o Norte do país, além de voos diretos para os Estados Unidos. O aeroporto representa quase 10% de todas as operações da Azul, movimentando milhares de passageiros diariamente. Por isso, a boa performance desse hub garante que os clientes e suas bagagens completem a jornada com sucesso, indo do ponto de origem até o destino final dentro da experiência que contrataram com a Azul”, destaca.

Outro ponto que reforça o peso do Recife na rede é a diversidade de aeronaves que passam pelo terminal. “Desde o Cessna Grand Caravan, com nove lugares, até o A330, nosso maior avião com 330 assentos, operam no Recife. Isso exige uma engrenagem muito bem ajustada, que em agosto funcionou de maneira exemplar, contribuindo de forma decisiva para o excelente resultado operacional da empresa no mês”, acrescenta.

Desafios
Manter a regularidade em aeroportos de grande porte não é simples. Tkacz reconhece que os obstáculos vão além de fatores externos, como o clima, e passam pela integração das equipes e pela capacidade técnica.

“Os maiores desafios para alcançar e, principalmente, se manter no topo em performance operacional, vão além dos fatores que não controlamos, como as condições meteorológicas. O essencial é ter grande sinergia entre equipes e uma capacidade técnica sólida. Isso passa, por exemplo, por contar com um time de manutenção altamente preparado, capaz de corrigir qualquer situação anormal com rapidez e devolver os aviões à operação o mais rápido possível”, explica.

O executivo acrescenta que o investimento em qualificação também é determinante para sustentar os bons resultados.

“Outro ponto fundamental é o investimento constante em treinamento. Nosso foco principal é sempre a segurança, e por isso todas as equipes que estão próximas ao avião - sejam pilotos, tripulantes, mecânicos, equipes de solo ou de aeroporto - recebem treinamentos frequentes para garantir segurança em primeiro lugar e, também, eficiência operacional.”

 
 
 

Veja também

Newsletter