CBF deve anunciar mudanças no calendário do futebol em 2026; confira possibilidades
Possível ampliação de participantes nas Séries C e D vai impactar os clubes pernambucanos
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciará, na quarta-feira (1º), às 10h, na sede da entidade, no Rio de Janeiro, o calendário do futebol brasileiro de 2026. A tendência é que algumas competições passem por mudanças no modelo de disputa, com alterações que vão afetar os clubes pernambucanos.
Leia também
• Com apoio da CBF, Anaf e Abrafut definem fusão para avançar em profissionalização da arbitragem
• Arbitragem do Brasileirão acertou em 82% dos lances polêmicos, diz relatório da CBF
Ampliação
Uma das novidades que pode ser apresentada pela CBF envolve ampliações das Séries C e D do Campeonato Brasileiro. A terceira divisão passaria de 20 para 28 clubes. Já a quarta pularia de 64 para 96 participantes. Cenário que alteraria também a fórmula de disputa.
Já assegurado na Série C, o Santa Cruz teria mais concorrentes na luta pelo acesso à Série B. Mesmo cenário que pode afetar o Náutico, caso o clube não consiga subir de divisão em 2025.
O número de clubes interessados em deixar a última divisão do futebol brasileiro também seria maior, com um aumento de 50% em relação ao ano anterior. Novidade que afeta o Retrô, rebaixado à Série D, e o Maguary, que herdou a vaga pelo Pernambucano de 2025. Não há expectativa para criação da Série E no momento.
Os Estaduais devem ter a oficialização da redução do número de datas, caindo de 16 para 11. Nos torneios regionais, como Copa do Nordeste e Copa Verde, há possibilidade da exclusão de times que disputam competições sul-americanas.
Para o ano que vem, o Brasileirão também pode sofrer alteração, começando perto das fases finais dos Estaduais. O torneio será paralisado no meio da temporada por conta da disputa da Copa do Mundo de 2026, que ocorre entre os dias 11 de junho e 19 de julho.
Já a final da Copa do Brasil deve ter jogo único e sede neutra, parecido com o atual formato da Libertadores. As cinco fases iniciais da competição também podem ser divididas em apenas uma partida, com o modelo ida e volta sendo utilizado das oitavas até as semifinais.
2025
Para a atual temporada, a CBF já fez algumas mudanças. O fim da Série A foi antecipado, saindo de 21 para 7 de dezembro. Em compensação, as semifinais e finais da Copa do Brasil foram colocadas mais à frente, após o término do Brasileirão.

