Sáb, 06 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Ginástica Artística

Daiane dos Santos marca presença no Geraldão e destaca Brasileiro de Ginástica no Recife

Competição, que começou no dia 31 de agosto, segue até este domingo (7); medalhistas olímpicos têm presença confirmada no fim de semana

Daiane dos Santos, ex-ginasta olímpica do BrasilDaiane dos Santos, ex-ginasta olímpica do Brasil - Foto: Davi de Queiroz/Folha de Pernambuco

Pela primeira vez no Recife, o Campeonato Brasileiro de Ginástica Artística, realizado no Ginásio do Geraldão, na Zona Sul da cidade, inicia neste sábado (6) a disputa da categoria adulta.

Nomes como as medalhistas olímpicas Flávia Saraiva, Júlia Soares e Lorrane Oliveira, integrantes da equipe que conquistou o bronze por equipes nos Jogos de Paris 2024, e Arthur Nory, medalhista de bronze nas Olimpíadas do Rio 2016, têm presença confirmada na competição.

Ginasta realiza treino no GeraldãoGinasta realiza treino no Geraldão. Foto: Davi de Queiroz/Folha de Pernambuco

E quem também marcou presença no Geraldão nesta sexta-feira (5) foi a ex-ginasta olímpica Daiane dos Santos. Referência no esporte, a ex-atleta destacou a importância da realização do evento no Recife, que também contou com as competições infantis, de 31 de agosto a 3 de setembro.

"Pela primeira vez em 50 anos estamos tendo o Campeonato Brasileiro em Pernambuco. Já tivemos a primeira medalha no infantil, e foi lindo de ver. Agora a gente vai ter a competição dos adultos. Toda esssa história construída tem momentos muito marcantes: primeiro, a gente está tendo contato com nosso povo de Pernambuco e do Brasil. Segundo, é importante para as pessoas poderem ver os grandes nomes da ginástica de perto. Nós não temos grande campeonatos nacionais acontecendo, então tem esse momento de quem curte o esporte poder acompanhar as grandes estrelas", destacou. 

Daiane também ressaltou a realização do campeonato infantil e elogiou a ação solidária da competição em arrecadar alimentos e destiná-los ao Banco de Alimentos do Recife, gerido pela Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome.

"Foi muito lindo de ver a criançada com brilho no olhar, com aquele primeiro amor com uma competição tão grande como é o Campeonato Brasileiro de Ginástica", iniciou.

"Além da gente ter o privilégio de poder assistir à competição de ginástica, a gente também está seguindo nessa corrente do bem em que nós damos o ingresso e vocês [público] nos dão os alimentos. Esses alimentos vão ser usados para devolver às pessoas que mais precisam, em situação de rua ou em vulnerabilidade alimentar. Então isso é muito legal", comentou Daiane.

Nos primeiros dias de competição, mais de uma tonelada de alimentos já foi arrecadada, segundo o diretor geral da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG), Ricardo Resende, que projetou ainda um recorde de arrecadação para o fim de semana.

"A CBG também está cumprindo o seu papel com a sociedade e com a responsabilidade social. Ficamos surpresos que, nos primeiros dias de competição, arrecadamos mais de uma tonelada de alimentos, que foi doada ao Banco de Alimentos. Acreditamos que vamos bater recorde neste fim de semana e superar 2,5 toneladas de alimentos arrecados", disse Resende.

Ricardo Resende projeta recorde de arrecadação de alimentosRicardo Resende projeta recorde de arrecadação de alimentos. Foto: Davi de Queiroz/Folha de Pernambuco.

Para os dias 6 e 7 de setembro, além da doação, será necessário reservar ingresso gratuitamente pela plataforma Sympla, com limite de até três ingressos por CPF e uma carga diária de sete mil entradas disponíveis.

Expectativa alta do público
Com o término da competição infantil, o público agora começa a ansiar pela competição adulta. Uma dessas pessoas é Deborah Duanne, de 33 anos.

Ela, que reside no Recife, acompanhou a competição infantil e disse que vai estar presente na categoria adulta.

"Estou muito feliz e com a expectativa elevada para assistir à categoria adulta no sábado e no domingo. Estou vindo porque, além de gostar do esporte, sou estudante de fisioterapia e quero fazer uma especialização na área da ginástica, então gosto de acompanhar", confessou.

Deborah Duanne comentou estar com expectativa alta para o Campeonato Brasileiro de GinásticaDeborah Duanne comentou estar com expectativa alta para o Campeonato Brasileiro de Ginástica. Foto: Davi de Queiroz/Folha de Pernambuco.

Já para Luiz Cezar, o evento é uma oportunidade única para quem gosta de ginástica. Ele, que é natural de Caetés, no Agreste de Pernambuco, e mora na capital há cinco meses, confessou que sempre teve vontade de praticar o esporte.

"Esse campeonato está sendo uma oportunidade única. Desde criança, quando eu morava no interior, eu sempre tive vontade de participar de campeonatos de ginástica, mas nunca tive chance. Então estando aqui, acompanhando o evento, é algo que vai ficar marcado na minha vida".

Luiz Cesar elogiou o Campeonato Brasileiro de GinásticaLuiz Cesar elogiou o Campeonato Brasileiro de Ginástica. Foto: Davi de Queiroz/Folha de Pernambuco.

Programação
Sábado (6)
9h25 - 17h55 - Competição Adulta (Classificatórias)
18h - 18h30 - Premiações (Individual Geral e Equipes)

Domingo (7)
14h - 17h50 - Competição Adulta (Finais por Aparelhos)
18h - 18h30 - Premiações

 

 

Veja também

Newsletter