FUTEBOL

Eurocopa: Mbappé não poderá jogar com máscara 'francesa' na Eurocopa; entenda por quê

Com nariz quebrado após choque forte na estreia, o camisa 10 da França terá que utilizar item de proteção nas demais partidas da competição, mas precisará seguir regulamento da Uefa

Mbappé treina de máscara após fraturaMbappé treina de máscara após fratura - Foto: Franck Fife/AFP

O craque Kylian Mbappé, que quebrou o nariz no início desta semana na estreia da França na Euro 2024, treinou com uma máscara com as cores da bandeira francesa nessa quinta-feira (20) em Leipzig, um dia antes da partida contra a Holanda pela segunda rodada do Grupo D, em que é dúvida.

Já nos minutos finais da partida contra a Áustria, há dois dias, o astro se chocou de cara com o ombro do adversário e quebrou o nariz.

Para seguir disputando a competição, o camisa 10 terá que utilizar uma máscara de proteção no rosto, material comum no meio futebolístico.

No entanto, o regulamento da Uefa impede que Mbappé utilize a mesma máscara durante o jogo. Itens de proteção, conforme as regras, não podem ter quaisquer identificações e símbolos da equipe ou do fabricante.

A de Mbappé, como se viu nessa quinta (20), não só homenageia as cores da bandeira como destaca o galo (mascote da federação), as iniciais do atacante e o número de sua camisa.

Além disso, a Uefa exige que as máscaras usadas em campo sejam de uma cor só.

Em tom bem-humorado, o atleta chegou a pedir indicações de máscaras para seguidores nas redes sociais.

O item que acompanhará o francês pelo resto do torneio é composto por fibra de carbono e um material emborrachado. Um molde é produzido de acordo com o rosto do jogador e o acessório é impresso em 3D.

Assim, ele protege perfeitamente o local, tendo como objetivo evitar o choque em regiões já lesionadas da face, o que poderia piorar ainda mais o quadro.

De acordo com a Doutora Flávia Magalhães, médica do esporte que trabalha com futebol há mais de 20 anos, é essencial que esse molde seja bem ajustado para não limitar a performance do jogador.

— (As máscaras) são moldadas individualmente, proporcionando conforto para o atleta. O ajuste da máscara é importante para evitar que ela atrapalhe a noção espacial do jogador. Se ficar muito larga na parte inferior, abaixo dos olhos, pode dificultar a visão quando a bola estiver próxima ao corpo do atleta — disse a Doutora Magalhães.

Mesmo com a máscara à disposição, Mbappé deve desfalcar a França no próximo duelo, contra a Holanda.

Segundo o jornal L'equipe, o craque está fora do jogo mais difícil da equipe de Dechamps, na fase de grupo do torneio. No resto da Eurocopa, o camisa 10 já deve estar em campo com o material de proteção no rosto.

O técnico da França confirmou, em vídeo publicado nas redes sociais, que Mbappé terá que realizar uma cirurgia no nariz.

"Mesmo que não seja imediato, terá de ser operado”, anunciou ele, ao mesmo tempo que tranquilizou sobre o estado do grande nome da equipe que estava “um pouco melhor” na manhã da terça-feira (18).

E de acordo com Magalhães, a liberação do uso da máscara para o jogador, pode significar que a fratura não tenha sido grave e não tenha causado um desvio do septo e, por esse motivo, é possível fazer um tratamento sem a necessidade de uma cirurgia no curto prazo — que deixaria o jogador fora da competição por mais tempo.

— O tratamento pode ser conservador, quando a fratura não tem desvio (do septo), e sem comprometimento da respiração. Neste caso, usa-se a máscara para proteger, evitando desalinhamento e oferecendo proteção — disse a Doutora.

— Em casos de fratura com desvio (do septo), o tratamento é cirúrgico. E concluiu: — esse desvio pode gerar uma obstrução nasal, é como se bloqueasse a passagem do ar, "entupindo" o nariz.

Com o possível desfalque de Mbappé, a França enfrenta a Holanda nesta sexta-feira (21), ás 16h, na Red Bull Arena, e em partida válida pela segunda rodada do Grupo D da Eurocopa.

Ambas seleções venceram na estreia e portanto, quem sair com os três pontos do clássico pode até garantir a classificação antecipada às oitavas de final, caso Polônia e Áustria fiquem no empate.

Veja também

Com gol de Lautaro Martínez, Argentina vence Colômbia e se torna maior campeã da Copa América
Copa América

Com gol de Lautaro Martínez, Argentina vence Colômbia e se torna maior campeã da Copa América

Sem dificuldades, Náutico goleia Figueirense e se aproxima do G-8 da Série C
Náutico

Sem dificuldades, Náutico goleia Figueirense e se aproxima do G-8 da Série C

Newsletter