Sáb, 20 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Goleador

Fred chega a 100 gols pelo Flu em nacionais e entra em seleta galeria

Ao lado de Pelé, Zico e Dinamite, ele alcançou o feito defendendo apenas um clube

Fred, artilheiro no Fluminense Fred, artilheiro no Fluminense  - Foto: Lucas Mercon/ Fluminense FC

Fred é artilheiro e recordista (de novo). Ao marcar na vitória por 2x0 sobre o América-MG, último domingo (21), no Maracanã, o camisa 9 atingiu mais uma marca histórica: chegou a 100 gols marcados pelo Fluminense em campeonatos brasileiros e entrou para a seleta galeria de atletas que alcançaram a marca centenária defendendo apenas um clube.

Com os 100 gols apenas pelo Fluminense, Fred se une a nomes como Roberto Dinamite pelo Vasco, Zico pelo Flamengo, e Luis Fabiano pelo São Paulo, que ultrapassaram a casa centenária em nacionais.

Com a unificação do torneio Roberto Gomes Pedrosa e da Taça Brasil, Pelé também entra na lista com o Santos, segundo levantamento do historiador João Boltshauser. 

Ao todo, Fred tem 196 gols com a camisa tricolor. No Campeonato Brasileiro, são 157 — os 100 do Fluminense são somados com 33 anotados pelo Cruzeiro e 24 pelo Atlético-MG. Na história do torneio, ele é o segundo maior artilheiro, atrás apenas de Roberto Dinamite. 

Diante do América-MG, Fred quebrou o jejum de seis jogos sem marcar pelo Fluminense. Também foi seu primeiro gol diante dos torcedores tricolores desde que retornou ao clube — os demais foram em jogos com portões fechados por causa da pandemia de Covid-19.

"Uma vitória onde a gente ganha uma posição na tabela do campeonato e na quarta tem outro confronto direto com o oitavo colocado, que é o Inter. Diante da nossa torcida, seria uma forma de convocar para quarta-feira, que é outra decisão. Feliz por outra vitória, por nossa torcida e com a família inteira presente. Estou com a camisa de Waldo num dia tão especial. Graças a Deus deu tudo certo pra gente", declarou Fred.

Com o triunfo, o Fluminense pulou para a sétima colocação, a quatro pontos do Bragantino, primeira equipe no G6, e abriu três pontos de distância para o América-MG, agora em 10º.

Na próxima rodada, o Flu tem outro confronto direto, contra o Internacional, que está em oitavo, a um ponto de distância dos cariocas. 

Veja também

Newsletter