Logo Folha de Pernambuco

Judô

Brasil conquista a prata com Gabriel Falcão e bronze com Nauana no Grand Prix de Zagreb de judô

Ambos os judocas tem 21 anos e são promessas do Brasil na modalidade

Gabreil Falcão é prata e Nauana Silva é bronze no Grand Prix de Zagreb de judôGabreil Falcão é prata e Nauana Silva é bronze no Grand Prix de Zagreb de judô - Foto: Confederação Brasileira de Judô

O Brasil terminou o segundo dia do Grand Prix de Zagreb com duas medalhas na conta. Nauana Silva conquistou o bronze da categoria até 63kg. Já Gabriel Falcão ficou muito próximo de conquistar a primeira de ouro no novo ciclo olímpico, visando Los Angeles-2028, mas acabou ficando com a prata.

Gabriel Falcão, de apenas 21 anos, venceu quatro lutas para chegar à decisão. Ele deixou pelo meio do caminho Edi Sherifovski, da Macedônia do Norte, Kote Kapanadze, da Georgia, e Tom Libert, da França, além Adam Kopecky, da República Checa.

Na final, Falcão encarou o moldávio Victor Sterpu e atacou o adversário em todo o momento, conseguindo inclusive uma imobilização que durou dez segundos. Ele estava na frente do placar, quando cometeu um erro no fim e viu a arbitragem anotar o segundo waza-ari a favor do moldávio, totalizando um ippon.

Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por CBJ (@judocbj)




Destaque também para Nauana Silva, na categoria até 63kg. A brasileira começou vencendo Dilbara Kizi, da Sérvia, nas punições, mas perdeu da mesma maneira para a japonesa Yamaguchi Kirari. Na repescagem, derrotou Gaaetane Deberdt, da França, e levou a medalha de bronze ao passar pela holandesa Geke Van den Berg.

Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por CBJ (@judocbj)




Mais três brasileiros estiveram no tatame neste sábado (14). Na categoria até 70kg, Kaillany Cardoso venceu Nika Koren, da Eslovênia, por ippon, mas acabou derrotada, na sequência, pela japonesa e campeã asiática Tanaka Shiho. No entanto, ela se recuperou na repescagem diante da polonesa Katarzyna Sobierajska e pôde disputar o bronze diante da croata Lara Cvjetko, que aplicou dois waza-aris para confirmar a vitória.

Vinicius Ardina, de 21 anos, na categoria até 73kg, teve um bom início de competição, vencendo Samuel Gassnet, da Áustria, que esteve nos Jogos Olímpicos de Paris-2024, mas caiu nas oitavas, contra Yehonatan Elbaz, de Israel.

Por fim, Michel Marcelino, de 25 anos, acabou derrotado na estreia por Robert Klacar (CRO), por waza-ari no Golden Score. O brasileiro tem três medalhas em mundiais de base.

 

Veja também

Circuito Mundial de Surfe anuncia calendário maior e com retorno de Jeffreys Bay
SURFE

Circuito Mundial de Surfe anuncia calendário maior e com retorno de Jeffreys Bay

Morata revela luta contra depressão antes do título da Eurocopa com a Espanha: 'Eu explodi'
DEPRESSÃO

Morata revela luta contra depressão antes do título da Eurocopa com a Espanha: 'Eu explodi'

Newsletter