Dom, 07 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Futebol

Palmeiras e WTorre planejam trocar o gramado do Allianz Parque

Mais de 2,5 milhões de pessoas passaram pelo estádio no ano passado

Gramado do Allianz Parque deverá passar por reformasGramado do Allianz Parque deverá passar por reformas - Foto: Divulgação/Allianz Parque

Pouco mais de um ano depois de reformar o gramado sintético do Allianz Parque, Palmeiras e WTorre estudam colocar uma nova superfície na arena palmeirense. Clube e Real Arenas, braço da WTorre que administra o estádio, estão cotando empresas para a troca da grama. A Soccer Grass, atual fornecedora do gramado, participa da cotação.

Leia também

• Neymar se pronuncia explicando discussão com torcedor do Santos: "É difícil controlar os sentimentos"

• Campeão da Copinha e destaque no Atlético de Madrid: Conheça Samuel Lino, alvo do time rubro-negro


O Palmeiras aprova o atual gramado, mas entende que uma troca é necessária, visto que um gramado sintético mais moderno será capaz de sentir menos os efeitos da grande carga de eventos que recebe o estádio.

Em 2024, somando jogos (30) e shows (47), o Allianz Parque recebeu 77 eventos de grande mobilização. Mais de 2,5 milhões de pessoas passaram pelo estádio no ano passado.

O objetivo, com a mudança, é ter um gramado melhor do que o atual, que foi instalado há cinco anos e, como qualquer piso, seja natural ou sintético, desgasta com o tempo, embora a superfície atual ainda esteja dentro da garantia de 10 anos. A previsão, caso se confirme a troca, é que a obra seja feita no início do ano que vem.

Segundo a Soccer Grass, o atual gramado sintético do Allianz Parque é o mais próximo de um campo natural em todos os estádios da América Latina porque utiliza fios de grama na base do sistema de tecelagem dos tufos, contribuindo para a manutenção, regularidade do jogo, permeabilidade e drenagem do campo.

Uma das concorrentes no páreo é a Total Grass, fornecedora do gramado sintético da Arena Barueri, onde joga o Palmeiras quando não tem o Allianz à disposição e que é administrado por uma das empresas da presidente Leila Pereira.

A Total Grass também vai fornecer a superfície de um dos campos da Academia de Futebol, o CT do Palmeiras, atualmente em reforma

O gramado do estádio foi reformado no início do ano passado. Em março, foi concluída a reforma, com a colocação da cortiça importante de Portugal no lugar do termoplástico da grama, de material sintético e oriundo da indústria petrolífera e que derreteu devido às ondas de calor e à poluição.

Veja também

Newsletter