Dom, 14 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Tragédia

Campeão na Itália e 'Legendário': quem é Júlio Sérgio, ex-goleiro que perdeu filho para o câncer

Ex-jogador foi campeão pelo Santos, em 2002 e 2004, e pelo Roma, da Itália

Santos prestou homenagem nas redes sociais ao filho do ex-goleiroSantos prestou homenagem nas redes sociais ao filho do ex-goleiro - Foto: Reprodução/Redes sociais

Uma tragédia abalou a vida do ex-goleiro Julio Sérgio Bertagnoli, que teve passagens pelo Santos e pela Roma na carreira. No último domingo, ele anunciou nas redes sociais a morte do filho Enzo, de 15 anos, em decorrência de um câncer no cérebro. A notícia comoveu os fãs, que acompanhavam a luta do adolescente contra a doença através das publicações do ex-atleta.

Hoje, aos 46 anos, Julio Sérgio ainda continua atuando no futebol, mas nos bastidores: ele agencia jovens atletas. Nascido em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, ele começou a carreira no Botafogo-SP, mas teve poucas oportunidades no time principal: de 1997 a 2000, entrou em campo em apenas duas partidas. Ele tentou a sorte em outras equipes locais, e no Francana, em 2001, conseguiu engatar uma boa sequência de jogos.

De lá, foi para o Comercial, e chamou a atenção do Santos. Ele ficou no clube por três temporadas, entre 2002 e 2004, e viveu o auge da carreira como jogador no Brasil, ainda que como goleiro reserva Fábio Costa era o titular nos primeiros anos, e Mauro nos dois últimos. Fez parte do elenco que venceu o Brasileirão em 2002 e 2004, e conquistou ainda uma Copa Paulista. Tudo isso ao lado de grandes nomes, como Elano, Diego Ribas e Ricardinho.

Do Santos, ele foi para o América-SP e o Juventude, e terminou a carreira em 2014 como jogador do Comercial. No meio disso, alçou voos mais altos na Itália: defendeu o Lecce na temporada 2011/12, e ficou de 2006 a 2011 na Roma, onde também foi reserva e esteve nos títulos da Taça da Itália (2006/2007 e 200/2008) e da Supertaça (2007/08).

Em 2014, já de volta ao Brasil, ele encerrou a carreira como jogador, com 182 jogos. O próximo passo foi se arriscar como técnico: passou por clubes mais modestos, como CRAC, Linense, Prudentópolis, Olimpia, Marília e Votuperanguense, entre 2015 e 2019. Em 2020 e 2021, foi contratado pelo Coritiba para ser auxiliar nas temporadas na Série B.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por M.U. Vesture (@muvesture)

Morte do filho

Pelas redes sociais, Julio Sérgio manteve os fãs informados sobre as questões de saúde do filho. No início do mês, publicou um vídeo raspando a cabeça ao lado do adolescente, que realizava sessões de quimioterapia.

Também no início de julho, Julio Sergio fez parte do "Legendários", um retiro secreto masculino ligado a igrejas evangélicas. Ele classificou a experiência como o fim de semana "mais intenso" de sua vida. "Pais, filhos, casamento, relacionamento, respeito, compreensão, perdão, atitude e fé. Reflexões e autoconhecimento de uma maneira emocionante e intensas como eu não havia sentido antes", compartilhou em uma publicação.

No domingo, o Santos prestou homenagem nas redes sociais ao filho do ex-goleiro. "O querido Enzo nos deixou neste domingo, em decorrência de um câncer que vinha enfrentando. Muita força aos familiares e amigos do Enzo. Sintam-se abraçados neste momento tão difícil. A nação santista está com vocês!", publicou o perfil oficial do clube.

Veja também

Newsletter