Ter, 16 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
RALLY DOS SERTÕES

Rally dos Sertões dá largada oficial nesta sexta-feira (11) em Petrolina, no Sertão do Estado

Ao todo, os competidores irão percorrer 3.800 km

O Rally dos Sertões contará com mais de 300 competidoresO Rally dos Sertões contará com mais de 300 competidores - Foto: Deivid Menezes/Divulgação

A 31ª edição do Rally dos Sertões vai finalmente começar. A primeira largada será dada nesta sexta-feira (11), em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, e os mais de 300 competidores começam a percorrer o caminho de 3.800 km da competição em busca do título do torneio, que passará ainda por cidades do Ceará e da Bahia.

A disputa em Petrolina começa logo às 7h, com a rampa da largada tradicional, montada na Orla, onde o público pode ver de perto o início da disputa. Será feito um trajeto de 13 km, que possui trechos de piçarra, cascalho e pedras, além de sequências sinuosas com ganchos - curvas de 180°.

No turno da tarde, a partir das 15h, será a vez do Super Prime, que reunirá os oito melhores competidores de cada modalidade em disputas de eliminatórias por um circuito de 1,8 km na Vila Sertões, localizada no Porto Fluvial. A partir da classificação final - primeiro a oitavo -, será escolhida a ordem de largada da prova que será realizada no sábado (12), às 7h.

A competição se estende até o dia 19 de agosto. Dos 3800 km de trajeto, aproximadamente 2.000 contarão com trechos conometrados, e testarão as habilidades dos pilotos ao máximo. Confira, abaixo, o roteiro completo do 31° Rally dos Sertões com descrições por etapa.

11/8 (sexta-feira) – Prólogo
Petrolina (PE)

12/8 (sábado) – 1ª etapa
Petrolina (PE) / Petrolina (PE)
Deslocamento inicial – 185 km
Especial – 375 km
Deslocamento final – 114 km
Total do dia: 674 km

O Sertões 2023 começa testando o nível técnico dos competidores ao extremo. Eles precisarão mostrar as suas habilidades em diversos tipos de terrenos – incluindo areia, pedras e piçarras – e na navegação, especialmente exigente. Apesar de trechos de altas velocidades, a maior parte do caminho será travada.

13/8 (domingo) – 2ª etapa
Petrolina (PE) / Petrolina (PE)
Deslocamento inicial – 18 km
Especial – 174 km
Deslocamento final – 54 km
Total do dia: 246 km

A segunda etapa traz variação de terrenos em região de caatinga, com exceção da areia, e promete ser uma amostra dos desafios que estão por vir.

14/8 (segunda-feira) – 3ª etapa – Maratona
Petrolina (PE) / Xique-Xique (BA)
Deslocamento inicial – 73 km
Especial – 407 km
Deslocamento final – 31 km
Total do dia: 511 km

A etapa será marcada pela primeira parte da maratona, formato que não permite auxílio mecânico externo aos competidores. A especial mais longa do roteiro passa por trechos muito duros com pedras e em região montanhosa. Com uma travessia de serra inédita no Sertões, os competidores irão conhecer um novo cânion. No final do dia, o acampamento em barracas será obrigatório para toda a caravana do Sertões presente em Xique-Xique.

15/8 (terça-feira) – 4ª etapa – Maratona
Xique-Xique (BA) / Petrolina (PE)
Deslocamento inicial – 0 km
Especial – 323 km
Deslocamento final – 290 km
Total do dia: 613 km

Ainda sem auxílio mecânico externo, os competidores enfrentam a segunda parte da etapa maratona. A largada da especial será um show à parte para a população de Xique-Xique, que poderá acompanhar os pilotos acelerando de perto, com a devida segurança. Em seguida, os pilotos passam por uma zona de radar para entrar em um roteiro marcado por muita areia. Especial dura, difícil e extremamente técnica, com trechos travados.

16/8 (quarta-feira) – 5ª etapa
Petrolina (PE) / Crato (CE)
Deslocamento inicial – 66 km
Especial – 212 km
Deslocamento final – 215 km
Total do dia: 493 km

As caraterísticas da prova mudam, com chão de piçarra, travessias de riachos e passagem por região montanhosa, onde o trajeto fica ainda mais duro. A navegação será fundamental em todos os momentos.

17/8 (quinta-feira) – 6ª etapa
Crato (CE) / Sobral (CE)
Deslocamento inicial – 154 km
Especial – 207 km
Deslocamento final – 312 km
Total do dia: 673 km

A etapa promete ser uma das mais duras dos últimos tempos. Com muita pedra e terrenos acidentados em região serrana, será uma especial extremamente cansativa. O preparo físico e a habilidade dos pilotos farão a diferença.

18/8 (sexta-feira) – 7ª etapa
Sobral (CE) / Cruz (CE)
Deslocamento inicial – 82 km
Especial – 188 km
Deslocamento final – 66 km
Total do dia: 336 km

Especial muito bonita e inédita no Sertões. Começa morro acima e apresenta terrenos de piçarra, pedra e trechos de areia, principalmente na parte final. A região traz paisagens totalmente diferentes das encontradas nos dias anteriores, já que a prova está a caminho do litoral pernambucano.

19/8 (sábado) – 8ª etapa
Cruz (CE) / Praia do Preá, Cruz (CE)
Deslocamento inicial – 51 km
Especial – 140 km
Deslocamento final – 57 km
Total do dia: 248 km

A organização promete não aliviar para os competidores na última etapa, ao contrário dos anos anteriores. Com muita areia, piçarra e navegação por GPS, a disputa final será decisiva e pode mudar drasticamente os resultados. Os competidores ficarão surpresos com o último desafio e não podem pensar que a prova está ganha.

Total do percurso: 3.793 km
Total de especiais: 2.027 km

*O roteiro é fornecido pela organização do evento e está sujeito a alterações.

Veja também

Newsletter