Sport formaliza pedido de investigação aos envolvidos em invasão ao CT
Clube afirmou que pretende colaborar com tudo que for necessário nas investigações
O Sport formalizou ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE), na manhã desta sexta-feira (18), o pedido de investigação aos envolvidos na invasão ao CT do clube, na última quarta-feira (16).
A formalização do pedido aconteceu durante uma reunião entre o Sport e o MPPE, na sede do Juizado do Torcedor, na Madalena, Zona Oeste do Recife.
O encontro contou com as participações do presidente do clube, Yuri Romão, do presidente do Conselho Deliberativo, Ademar Rigueira, e do diretor jurídico, João Guilherme Ferraz, todos representando o Sport, e do Promotor do Torcedor do MPPE, João Bispo.
Reunião do Sport com o MPPE. Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco.“A gente (Sport) veio trazer os fatos que aconteceram no CT, trazer alguns indicativos, algumas provas e pedir a instauração de procedimento criminal para apurar os crimes que foram praticados”, detalhou Ademar Rigueira.
Dentre as provas citadas por Ademar estão os vídeos captados pelas câmeras do CT e também os divulgados nas redes sociais.
Leia também
• Atletas deixam de negociar com Sport após invasão ao CT do clube
• Presidente do Conselho enfatiza que Sport vai buscar punição de todos envolvidos em invasão ao CT
• Sport repudia invasão de uniformizadas ao CT: "Condutas absolutamente inaceitáveis"
Próximos passos
Após a reunião e o pedido de investigação do Sport, João Bispo detalhou que o Ministério Público se reunirá na próxima segunda-feira (21) para decidir quais medidas serão tomadas.
“Daqui para frente, pelo que foi informado e a promessa que o Sport fez ao Ministério Público de juntar vídeos, documentos, tudo pertinente àquela ocorrência da invasão, vai fazer com que o Ministério Público possa, na segunda-feira, juntamente com o Núcleo do Desporto e Defesa do Torcedor do Ministério Público de Pernambuco (Nudtor) reunir os componentes e examinar para saber a medida que nós (MPPE) vamos tomar”, explicou o promotor.
João Bispo, Promotor do Torcedor do MPPE. Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco.Ainda de acordo com Bispo, o órgão deverá pedir investigação criminal e a preparação de inquérito por causa dos crimes de invasão qualificada, ameaça, dano, associação criminosa e o de injúria real - que ocorre quando o ofensor utiliza violência ou vias de fato.
Ademar afirmou que o Sport pretende colaborar com tudo que for necessário nas investigações. Ele também disse que o clube está trabalhando para que, pelo menos um jogador, preste a representação para que o processo seja formalizado.
Aumento de segurança
Depois do episódio, Ademar também afirmou que a segurança no clube e para os próximos jogos serão reforçadas.
“Havia uma um projeto de reestruturação da guarita de entrada do CT para dar mais segurança. Isso vai ser reforçado agora. A segurança também está sendo reestruturada, porque se houve uma invasão, é porque a segurança que tinha sido planejada, falhou. Então, nós estamos reestruturando isso, tentando dar o máximo de segurança e maior tranquilidade aos jogadores, que é isso que eles precisam”, garantiu.
“O torcedor tem o direito de protestar, de se indignar com os resultados, isso faz parte do futebol. O Sport só não vai tolerar, como nunca tolerou, a prática de qualquer tipo de violência”, completou.
Ademar Rigueira, Presidente do Conselho Deliberativo do Sport. Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco.Resposta dentro de campo
O Sport volta a campo no próximo domingo (20). O Rubro-negro recebe o Botafogo, na Ilha do Retiro, às 17h30.
Para o duelo, Ademar garantiu que a equipe dará a resposta dentro de campo, mas que não será por causa da invasão ao CT.
“Eu espero que no domingo, o verdadeiro torcedor do Sport vá a campo, incentive o time pra gente sair dessa dessa crise. E eu tenho certeza que os jogadores vão dar uma resposta sim. Não uma resposta para essas pessoas (membros da uniformizada), que intimidaram, porque elas não merecem nenhum tipo de resposta, merecem a cadeia. Mas os jogadores vão dar a resposta para os verdadeiros torcedores do clube, para aqueles que acreditam neles ainda e acreditam que o Sport pode se reerguer”, finalizou.

