Pernambuco: após jiboia em shopping, homem leva cobra da mesma espécie para bar no Agreste
O homem foi encaminhado à delegacia da cidade, e a jiboia ficou sob os cuidados do Grupamento de Ações Ambientais
No último domingo (6), um homem chamou a atenção da população de Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste do Pernambuco, ao levar uma cobra jiboia para um bar no Sítio Carrapicho e deixá-la em cima da mesa do estabelecimento.
O homem que estava com o animal tem 65 anos e foi autuado em flagrante pela Polícia Civil do estado (PCPE).
Um vídeo que circula as redes sociais mostra o momento em que uma viatura do Grupamento de Proteção Ambiental chega ao local. O idoso foi levado para a 17ª Delegacia Seccional, na mesma cidade, enquanto a jiboia ficou sob os cuidados do Grupamento de Ações Ambientais.
Leia também
• Recife: 9º Conecta Comunidade, da FICR, oferece ações e serviços gratuitos à população
• Consignado CLT: em Pernambuco, já foram contratados mais de R$ 100 milhões em crédito
• Rede Municipal de Ensino do Recife ganha reforço com a nomeação de 547 novos profissionais
O caso é semelhante ao ocorrido na semana passada, quando um influenciador digital foi barrado por seguranças do Shopping Recife, em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, após tentar entrar no local com sua cobra de estimação.
"Foi o pet que escolhi", disse o influenciador. Na ocasião, a PCPE informou que o autuado em questão cometeu ocorrência contra o meio ambiente, injúria e ameaça.
Em nota, a Guarda Civil Municipal de Santa Cruz do Capibaribe, por meio do Grupamento de Ações Ambientais (GAAM), comunicou que foi acionada na tarde deste domingo (06), após receber denúncias de populares sobre um cidadão que estava de posse de uma cobra jiboia no distrito de Poço Fundo, zona rural do município.
Ao chegar ao local, o efetivo da GCM encontrou o indivíduo manipulando a serpente em uma mesa de bar, ingerindo bebida alcoólica e mantendo o animal silvestre em sua posse, configurando crime ambiental. O homem foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil, onde foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) por crime ambiental e maus-tratos a animal silvestre.
A jiboia foi resgatada em segurança e devolvida ao seu habitat natural, na Reserva do Pará, localizada na zona rural de Santa Cruz do Capibaribe.

