Bairro de São José: Defesa Civil interdita 18 imóveis após incêndio no antigo Cine Glória
A área dos imóveis foi isolada e o fornecimento de energia das lojas interditadas foi suspenso. Uma nova vistoria deve ser realizada nesta segunda-feira (19).
A Defesa Civil do Recife interditou 18 imóveis na Rua das Calçadas, Praça Dom Vital e Rua Direita, devido ao incêndio ocorrido no prédio do antigo Cinema Glória, na Rua Direita, no bairro de São José, na última sexta-feira (16).
A área dos imóveis foi isolada, e o fornecimento de energia das lojas interditadas foi suspenso. Uma nova vistoria deve ser realizada nesta segunda-feira (19). De acordo com o órgão, os imóveis foram interditados por apresentarem "risco".
Leia também
• Dono da loja atingida por incêndio no Centro do Recife lamenta perda do estabelecimento
• Recife: prédios vizinhos à loja atingida por incêndio, no Bairro de São José, são interditados
• Incêndio no Bairro de São José: após controlar chamas, Bombeiros seguem com fase de rescaldo
Defesa Civil do Recife interditou 18 imóveis
Comerciantes que tiveram suas lojas interditadas lamentam a paralisação dos trabalhos e pedem agilidade na liberação do retorno das atividades.
"Quem vive do comércio, vive a cada dia. As contas chegam, e a gente tem que trabalhar. Então, o pessoal das lojas em volta [do Cine Glória] não estão podendo trabalhar por conta da interdição. Por isso, pedimos aos órgão competentes que seja liberado o mais rápido possível", declarou Verônica Nunes, de 62 anos, comerciante que atua no bairro de São José há 20 anos.
Além disso, os comerciantes também relatam que as lojas vêm sofrendo uma onda de saques após o incêndio.
"A minha loja não foi atingida, mas o fogo chegou muito próximo à loja da minha amiga. Nós viemos retirar as mercadorias porque começou uma onda de saques após os incêndios. Além de se perder praticamente tudo, o que sobra está sendo saqueado", lamentou a comerciante.
No começo da tarde deste domingo (18) ainda era possível ver bastante fumaça, além de focos de incêndio, nos escombros da edificação. Nesta segunda (18), a Defesa Civil do Recife fará uma nova vistoria.
De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco, os trabalhos de combate a incêndio e rescaldo foram encerrados na tarde do sábado (17).
A corporação informou ainda que, até o momento, não houve um novo acionamento para combater novos focos na edificação, ou nos prédios vizinhos.
Prevenção
Por meio de nota oficial, a Neoenergia Pernambuco informou que, por solicitação do Corpo de Bombeiros, um trecho da localidade permanece com o fornecimento interrompido, para permitir os trabalhos da corporação. De acordo com a companhia, a energia será imediatamente restabelecida após autorização da corporação.
Além disso, a empresa relatou ainda que promoveu a substituição de um poste e a recomposição da rede de distribuição. A Neoenergia enfatizou, também, que não realizou qualquer intervenção em outras instalações a não ser as de ativos da distribuidora.
Causa do incêndio
Por meio de nota, a Polícia Civil de Pernambuco informou que não possui qualquer registro/solicitação para investigar a possível causa do incêndio no antigo Cine Glória, e reforçou a importância do registro do Boletim de Ocorrência para que as investigações possam ser realizadas e casos solucionados.
Segurança
A Polícia Militar de Pernambuco, através do 16º BPM, informou, também por meio de nota oficial, que "lamenta profundamente o incêndio ocorrido e se solidariza com os comerciantes da área afetada".
Em relação ao policiamento no local do incidente, a PM afirmou que existe uma guarnição que permanece em ponto base fixo na região.
Quanto ao policiamento do bairro, a corporação destacou ainda que disponibiliza, diariamente: "uma guarnição ordinária, dois trios de motopatrulhamento, duas guarnições da Operação Cerne, além do GATI, que atua em toda a área de responsabilidade do Batalhão".
"Diante dos acontecimentos relatados, o policiamento na área seguirá com reforço mantido, com o objetivo de coibir ações criminosas e garantir maior sensação de segurança à população", concluiu.







