Base Militar dos EUA nas Ilhas Marshall é invadida por onda gigante; assista
Força da água chegou a destruir parte do local, mas não deixou feridos graves
O restaurante da base militar dos Estados Unidos na ilha de Roi Namur, que faz parte das Ilhas Marshall, na Oceania, foi invadido por uma onda gigante no último sábado (20).
O instrutor de mergulho da região que gravou e postou nas redes sociais o momento que a onda atingiu o local, Erik D. Hanson, disse que o evento não é considerado um tsunami, mas sim uma combinação de fortes ondas e da direção do vento.
Leia também
• ONU: homicídios no Haiti aumentaram 119,4% em 2023, com quase 5.000 vítimas
• Secretário de Defesa dos EUA faz 1ª aparição após omitir internação
• Israel não pode ter 'direito de veto' a um Estado palestino, diz Borrell
De acordo com a explicação na publicação de Erik, as ondas apareceram logo após uma maré baixa, o que poderia ter deixado a situação pior. Ainda de acordo com ele, nenhuma das pessoas no local ficou gravemente ferida.
Nas imagens, é possível ver a força e a grande quantidade de água que chegou a destruir uma porta de madeira e invadir a sala de refeições da base militar.
Confira o vídeo:
Base Militar dos EUA nas Ilhas Marshall é invadida por onda gigante; assista - https://t.co/9PnDl4QBZs pic.twitter.com/mORLQGj7DW
— Folha de Pernambuco (@folhape) January 23, 2024
Nesse momento, duas pessoas que estavam próximas à entrada foram arrastadas, assustando as que estavam dentro.
Alguns segundos depois, mais um volume grande de água entra pela porta e inunda ainda mais o local, que acabou ficando sem eletricidade.
Segundo nota do exército dos Estados Unidos, divulgada no domingo (21), todos os funcionários não essenciais para a operação foram transferidos para outra base próxima, e que todos os esforços de recuperação do local estavam em andamento.

