Sáb, 20 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Recife

Campo da União, na Macaxeira, recebe novo espaço de lazer

O local foi escolhido para um experimento realizado pela Prefeitura do Recife em parceria com o Instituto Gehl People

Espaço de lazer urbano é inaugurado na MacaxeiraEspaço de lazer urbano é inaugurado na Macaxeira - Foto: Andréa Rego Barros / PCR

A transformação de espaços urbanos para que não sejam apenas funcionais e incluam o lazer da população é tema estudado pelo arquiteto e urbanista dinamarquês Jan Gehl. O Institudo Gehl People, idealizado pelo escritor responsável pelo livro "Cidades para pessoas", fez uma parceria com a Prefeitura da Cidade do Recife (PCR) para atuar na comunidade do Campo da União, na Macaxeira, Zona Norte do Recife. O local ganhou um novo espaço de lazer, que contou com a consulta de moradores para sua idealização, junto ao programa Mais Vida nos Morros. O prefeito Geraldo Julio visitou e inaugurou oficialmente o local nesta terça-feira (1). 

Apenas quatro cidades no mundo participam da pesquisa do Instituto Gehl People: Tel Aviv, em Israel; Tirana, na Albânia; e Lima, no Peru, além da capital pernambucana. O objetivo é que os dados coletados sobre a utilização do novo espaço possam servir tanto para ajudar o Mais Vida nos Morros como também para outros projetos utilizando os territórios do programa para fazer um quadro comparativo do impacto da Covid-19 no uso de espaços públicos com as outras cidades do estudo.

“Com a parceria internacional com o Instituto Gehl People, a gente vai fazer uma experiência para ocupação dos espaços públicos e com um recorte voltado para as crianças também. Essa experiência que está sendo feita em algumas cidades do mundo e o Recife foi escolhido para passar por esse experimento”, disse o prefeito Geraldo Julio. 

O uso do espaço pelos moradores, principalmente pelas crianças, será monitorado através de um aplicativo desenvolvido pela entidade dinamarquesa. A intenção é identificar como é usufruído o equipamento de lazer. O campo recebeu, além da requalificação da pintura e quiosque, mobiliários frutos da reutilização de plásticos recolhidos por moradores do Campo. A reurbanização do ambiente beneficia cerca de 450 famílias. 

A inauguração consolida cinco anos de atuação do programa Mais Vida nos Morros, que atuou como agente para soluções urbanas no Recife. Com inclusão da população nas mudanças projetadas pela política municipal nos espaços das comunidades, o programa já é reconhecido internacionalmente.  

Veja também

Newsletter