Carnaval 2025: saiba quem são os homenageados da Folia de Momo em Olinda
Destaques foram escolhidos pela população, em votação online
Faltando 17 dias para o Carnaval 2025, a Prefeitura de Olinda, na Região Metropolitana do Recife, divulgou as personalidades que serão homenageadas, durante a folia de Momo. Os nomes foram anunciados na manhã desta segunda-feira (10), na sede da prefeitura.
As homenagens se dividem em três categorias: Candidato em Vida, In Memoriam e Título História Viva. Esta última não contou com votação. A própria gestão escolheu os nomes, por causa da representatividade cultural que elas têm para a cena local.
Leia também
• Turismo deve movimentar R$ 12 bi com o carnaval de 2025, alta de 2,1% ante 2024, diz CNC
• Jaboatão dos Guararapes divulga tema e homenageados do Carnaval 2025
• Carnaval 2025: é feriado ou ponto facultativo em Pernambuco? Saiba quais os direitos do trabalhador
A votação ocorreu entre 30 de janeiro e 6 de fevereiro, pelo site oficial da Prefeitura de Olinda. Na Cidade Alta, os festejos vão de 17 de fevereiro a 5 de março.
Veja quem são os homenageados:
Candidato em Vida - Maestro Carlos
Morador de Olinda desde a infância, Carlos Rodrigues da Silva, mais conhecido como Maestro Carlos, recebeu 14.880 votos.
Ele iniciou a trajetória musical na banda marcial de uma escola pública da cidade, o que se tornou a porta de entrada para a paixão dele pela música. Ao longo dos anos, residiu por décadas na Rua do Sol, no bairro do Carmo, antes de se mudar para o Bonsucesso, onde permanece até hoje. Foi nesse bairro que começou a estudar e se aproximar das partituras e instrumentos, se destacando na formação e assumindo o papel de instrutor.
O frevo se tornou sua grande paixão. Ainda garoto, deu os primeiros passos no Bacalhau do Batata, passando para o Homem da Meia Noite e, ao longo da carreira, tocou nas mais renomadas agremiações de Olinda, como o Cariri Olindense, Vassourinhas, Pitombeiras, entre outros.
Hoje, com 59 anos, ele se orgulha de ver dezenas dos alunos que ensinou à frente das principais orquestras de Olinda.
Para ele, o Carnaval é o ponto alto de sua essência, e desde a metade do ano anterior, começa a se preparar, aumentando a rotina de ensaios.
In Memoriam - Roberta Pessoa
Roberta Pessoa, fundadora do bloco Soul Delas, foi uma inspiração na cultura de Olinda. Ela recebeu 30.675 votos.
Desde 2012, o bloco destacou-se pela celebração da feminilidade, unindo MPB, sucessos brasileiros e samba em um repertório encantador.
Mesmo após sua partida precoce, em fevereiro de 2022, o legado dela segue vivo por meio da filha, Yanka Pessoa, que hoje lidera o bloco como diretora e mestra de bateria, mantendo a essência e o espírito do Soul Delas.
A paixão pela música e pelo Carnaval continua ressoando pelas ruas de Olinda, onde a memória de Pessoa é celebrada por familiares, amigos e foliões.
O nome de Roberta permanece gravado na história, e o espírito dela segue desfilando pelas ladeiras, encantando novas gerações.
Título História Viva
Gilberto Sobral
Gilberto Sobral Magalhães, pedagogo e gestor dedicado, nasceu em 30 de junho de 1971 e faleceu no dia 19 de dezembro de 2024.
Giba, como era conhecido, construiu uma trajetória admirável em defesa da memória e da cultura brasileiras. Natural de Pernambuco, a atuação dele marcou profundamente o campo do Patrimônio Cultural e da gestão pública.
Durante a carreira, Gilberto idealizou projetos inovadores, como o premiado "Pinte o Seu Patrimônio", reconhecido com o Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade.
À frente da Secretaria de Patrimônio e Cultura de Olinda, coordenou ações que restauraram monumentos históricos e fortaleceram a conexão entre a comunidade e a identidade cultural.
Gilberto deixou um legado de dedicação, visão estratégica e entusiasmo, ampliando o diálogo entre sociedade e patrimônio.
Já Severino Martiniano da Silva, conhecido como Tatá Raminho de Oxóssi, nasceu em 1936 e também morrem em dezembro de 2024.
Tatá Raminho de Oxóssi
Se tornou uma das figuras mais emblemáticas das tradições afro-brasileiras em Pernambuco. Inicialmente, estabeleceu seu primeiro terreiro no Complexo de Salgadinho, em Olinda. Anos depois, mudou-se para o bairro de Jardim Brasil I, onde fundou o terreiro "Roça Jeje Oxum Opará Oxossi Ibualama", que liderou até o fim da vida dele.
Por 42 anos, Tatá Raminho conduziu a festa ‘Águas de Oxalá’, tradição anual realizada no segundo domingo de janeiro, que marca a abertura do ciclo carnavalesco em Olinda.
A celebração inclui a lavagem da escadaria da Igreja de Nosso Senhor do Bonfim, no Sítio Histórico, um ritual de purificação e renovação que atraem terreiros e foliões de toda a região.
Tatá Raminho de Oxóssi é uma referência da resistência cultural e espiritual, deixando um legado que fortalece as raízes afro-brasileiras em Pernambuco.
A prefeita de Olinda, Mirella Almeida (PSD), comemorou o sucesso das votações aos homenageados. Ela considera a festa democrática, uma vez que, ainda segundo ela, é feita para e pelas pessoas.
"É um momento de muita alegria e emoção, em trazer aqui essas três categorias de homenageados. A gente está falando sobre a nossa cultura, tradição e resistência. Todos os anos, a gente consegue superar esses números, na votação, o que mostra a participação popular. Já mostra daí a participação das pessoas, em um momento tão especial para todos nós", frisou a gestora municipal.
Homenagens recheadas de emoções
Quem representou Roberta Pessoa, fundadora do Soul Delas, foi a filha, Yanka Pessoa, que, desde a morte da mãe, em 2023, está à frente do bloco. Emocionada, ela falou da representatividade que o destaque tem para ela e para todas as mulheres que exaltam a feminilidade que a organização carrega na história dela.
"Receber essa homenagem é a concretização de um sonho, poruqe a minha mãe sempre vivenciou o Carnaval de Olinda e, há 12 anos, de uma forma mais assídua. Isso é simbólico demais para a gente, é algo que enriquece a nossa história e a história dela. Além de tudo, a gente faz e brinca o Carnaval, também", contou ela.
Álvaro Lopes, jornalista e companheiro de Gilberto Sobral, exaltou as boas lembranças de um homem que vivenciou na prática a riqueza cultural de Olinda. Quando recebeu uma placa em homenagem a 'Giba', ele bradou: "Gilberto Sobral, presente".
"Olinda era Gilberto e Gilberto era Olinda. Essa homenagem só demonstra a grandiosidade de vida e os feitos que ele realizou por essa cidade. Por exemplo, a votação democrática [para escolher os homenageados do Carnaval de Olinda] copmeçou em 2002, em parceria com uma emissora de TV e foi Giba quem idealizou. Ele tem muitas coisas que eu vou descobrindo, diariamente. São feitos como pessoa física. Isso me enche de orgulho", comentou ele.
Vencedor da categoria 'Candidato em Vida', o Maestro Carlos relembrou que foi homenageado em outros Carnavais olindenses, mas o destaque deste ano tem um significado especial para ele.
"É uma grande importância ser reconhecido pelo meu trabalho. Eu venho, há mais de 40 anos, vivendo só de música. Já passei por várias troças em Olinda e hoje estou aqui. Vai ser um Carnaval ainda mais festejado. Os músicos estão empolgados. Já começamos a ensaiar, meses atrás", revelou.
O Pai Jorge de Bessen, que é babalorixá da Casa Roça Jeje Oxum Opará Oxóssi Ibualama, recebeu as homenagens que foram direcionadas a Tatá Romaninho de Oxóssi, que liderou, por 42 anos, as 'Água de Oxalá'.
"As 'Águas de Oxalá' são um borô dentro da nossa religião e ele trouxe para as ruas de Olinda essa festividade, com a lavagem dos degraus da Igreja do Bonfim e também já teve da Igreja da Sé. Nós vamos liderar e levar adiante o legado deixado por Pai Romaninho de Oxóssi, com muito prazer e muita honra", declarou.

