Sáb, 13 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Carnaval 2026

Carnaval 2026: Camburão da Alegria anuncia homenageados e retorno dos trios elétricos em Olinda

Bloco encerra o período carnavalesco da cidade em 22 de fevereiro, do domingo seguinte ao Carnaval

Camburão da Alegria anuncia novidades para edição do bloco no Carnaval 2026Camburão da Alegria anuncia novidades para edição do bloco no Carnaval 2026 - Foto: Davi de Queiroz/Folha de Pernambuco

Símbolo do encerramento do período carnavalesco, o bloco Camburão da Alegria ganha as ruas no dia 22 de fevereiro com o retorno dos trios elétricos ao som do brega pernambucano após 10 anos.

As novidades para o Carnaval 2026 foram reveladas pelos realizadores do evento nessa quinta-feira (11), no Instituto Cultural Gilberto Giba Sobral, em Olinda, na Região Metropolitana do Recife (RMR).

Ao todo, oito trios elétricos desfilarão pelas vias da cidade com a presença de artistas como os cantores Kelvis Duran e André Viana, além da banda Sentimentos e as Amigas do Brega.

“Depois de 10 anos, o Trio do Brega está voltando ao Camburão novamente. Ele deu uma parada, mas agora volta com peso total e com um celeiro de muitos bregueiros pernambucanos. Muita gente boa que vai fazer um Carnaval de 2026 muito propício e muito atraente para todos os foliões que comparecer no dia 22 de fevereiro em nosso desfile”, disse o presidente do bloco, Jair Ferreira.

Jair Ferreira, presidente do bloco Camburão da Alegria, anunciou as novidades do evento no Carnaval 2026. Foto: Davi de Queiroz/Folha de Pernambuco

Este ano, os homenageados serão os jornalistas Gernand Lopes e Rafael Cabral, da TV Guararapes; Sabrina Rocha, da TV Globo; Ciro Bezerra, da TV Jornal; Pedro Paulo, da TV Nova; e Gilberto Sobral, o Giba, in memoriam.

Além disso, a Orquestra 100% Mulher também será homenageada pelo bloco e fará uma participação especial durante o momento.

“Essa é a segunda homenagem que a gente recebe e a gente tá recebendo de braços aberto. Vamos fazer o melhor da orquestra para apresentar para esse bloco maravilhoso e vamos fazer muito frevo, lógico, acompanhado com brega”, disse a maestrina da orquestra, Carmen Pontes.

Completando 33 anos, o percurso tem concentração às 9h e início às 11h na Praça 12 de Março e vai até a antiga unidade da Caixa Econômica Federal, em Bairro Novo.

Banda Sentimentos, as Amigas do Brega e o cantor André Viana estiveram presente na coletiva da edição de 2026 do bloco Camburão da Alegria. Foto: Davi de Queiroz/Folha de Pernambuco

O bloco é promovido pela Polícia Militar de Pernambuco (PMPE), em parceria com a Prefeitura de Olinda e o Instituto Gilberto Giba Sobral, e conta com a participação dos profissionais que atuam na segurança durante as festas carnavalescas.

Águas de Oxalá
A coletiva também apresentou mais sobre as Águas de Oxalá, evento que inicia as preparações para o Carnaval de Olinda em 2026.

Em sua 48ª edição, o ato está marcado para retornar em 11 de janeiro, com concentração na Igreja da Sé, às 14h, e prevê a tradicional lavagem das ruas com a água de cheiro, mistura preparada por babalorixás e yalorixás com água, arroz e alfazema, distribuída ao público pelas yabás.

O gesto simboliza purificação e renovação espiritual durante o cortejo. 

Após o período de luto pela morte do idealizador Tatá Raminho de Oxóssi, as Águas de Oxalá retorna ao calendário religioso e cultural de Pernambuco. 

A programação termina na Igreja do Bonfim, onde um andor principal aguarda para o ritual ecumênico que reúne simbolicamente as duas tradições religiosas. 

Águas de Oxalá tem retorno confirmado para janeiro de 2026. Foto: Davi de Queiroz/Folha de Pernambuco

O momento será conduzido por Pai Jorge, que sucede oficialmente Tatá Raminho na liderança da Roça Jeje Oxum Opara e Oxossy Ibualama.

A edição contará com a substituição dos fogos de artifício por uma chuva de papel prateada, com o intuito de incluir mais pessoas no rito.

“Eu sugeri para que suspendessem os fogos de artifícios em respeito aos autistas também e nós sabemos que incomoda a eles. É um som totalmente diferente do nosso”, comentou Pai Jorge.

Veja também

Newsletter