Catracas elevadas de combate à invasão voltam a ser instaladas em ônibus da RMR
Informação foi divulgada pelo Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de Pernambuco (Urbana-PE)
Ônibus que circulam na Região Metropolitana do Recife (RMR) começaram a receber catracas elevadas. Estão sendo testados dispositivos de combate à invasão em alguns ônibus do Sistema de Transporte Público de Passageiros.
A informação foi divulgada pelo Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de Pernambuco (Urbana-PE), que disse atender a uma determinação do órgão gestor.
"Todo o processo - da escolha dos modelos dos dispositivos ao acompanhamento dos resultados - tem sido realizado em conjunto pelo Grande Recife Consórcio de Transporte, pelas áreas técnicas das empresas operadoras e pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE)", afirmou a Urbana-PE, por meio de nota.
Leia também
• Recife: homens incendeiam ônibus e deixam carta com denúncias de corrupção em presídio
• Incêndio atinge motor no Porto do Recife; não há feridos
• Art.PE 2025 apresenta panorama das artes visuais no Recife, a partir desta quinta (9)
Algumas catracas duplas chegaram a ser instaladas em ônibus da RMR, mas foram retiradas em 2023 por recomendação do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), após uma passageira ficar com a cabeça presa na estrutura.
Em nota emitida nesta quinta-feira (9), o MPPE informou que acompanha, por meio da Promotoria de Justiça de Transportes, a realização de testes do uso das catracas elevadas em algumas linhas de ônibus.
"Essa nova etapa foi comunicada pelas empresas operadoras e o MPPE vai monitorar os resultados da iniciativa", informou o órgão.
Com a retomada, em fase de testes, as empresas buscam inibir invasões nos coletivos e a consequente perda de receita por não pagamento das tarifas.
A Urbana-PE não informou quais empresas iniciaram a instalação dos dispositivos, mas imagens que circulam nas redes sociais mostram as novas catracas sendo colocadas em um veículo da permissionária Caxangá/Metropolitana.

