Dermatite atópica: tratamento integral para doença é incorporado no SUS
A condição é uma doença inflamatória alérgica que provoca lesões na pele
O tratamento integral para dermatite atópica, também chamada de eczema tópico, será disponibilizado no Sistema Único de Saúde (SUS), segundo anúncio realizado pelo Ministério da Saúde nesta terça-feira (27). Serão incluídos as pomadas para a pele tacrolimo e furoato de mometasona, e um medicamento oral, o metotrexato.
"Com recomendação favorável da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec), o tacrolimo tópico e o furoato de mometasona poderão tratar pessoas que não podem utilizar corticoides ou apresentam resistência aos tratamentos até então disponíveis. A ampliação de acesso ao tacrolimo tópico para os pacientes do SUS é um benefício relevante, já que, por ser um medicamento de alto custo, seu acesso era mais restrito", afirma a pasta, em nota.
O que é a dermatite atópica?
A dermatite atópica, também chamada de eczema atópico, é uma doença inflamatória alérgica que provoca diversas lesões na pele, como ressecamento, coceira, erupção cutânea e vermelhidão.
Ela é o tipo mais comum de dermatite e pode estar associada à asma e à rinite. Por ser uma doença com fator hereditário, ela não é contagiosa.
Leia também
• Nova lei garante direitos para quem perde o bebê na gestação ou após o parto; veja o que muda
• Dermatite atópica pode impactar psicológico, sono e até vida sexual de pacientes; entenda
• Dermatite atópica: doença genética que impacta a qualidade de vida
Ela tende a se manifesta mais comumente na população infantil. De acordo com a Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI), cerca de 20% das crianças têm a doença, mas, desse percentual, apenas 5% apresentam a sua forma mais grave.
Quais são os sintomas da dermatite atópica?
Os principais sintomas relacionados à dermatite atópica são:
Áreas avermelhadas;
Pele áspera;
Coceira;
Vermelhidão;
Erupção cutânea;
Inflamação da pele;
Descamação da pele.

