Qua, 24 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
MIGRAÇÃO

Desmantelada importante rede de tráfico de migrantes no Canal da Mancha

Cerca de 19 pessoas foram detidas na operação

Migrantes viajam em bote nas águas do Canal da Mancha em direção à costa sul da Inglaterra em 1º de setembro de 2020Migrantes viajam em bote nas águas do Canal da Mancha em direção à costa sul da Inglaterra em 1º de setembro de 2020 - Foto: Glyn Kirk/AFP

Uma das redes "mais importantes" de tráfico de migrantes que organizava travessias no Canal do Mancha foi desmantelada, na quarta-feira (21), graças a uma ampla operação internacional, anunciou a Europol nesta quinta-feira.

Foram detidas 19 pessoas na Alemanha nessa operação com participação de autoridades francesas, belgas e alemãs, indicou a agência de polícia da União Europeia (UE) em um comunicado.

A investigação, que durou um ano e meio, centrou-se em "uma rede iraquiana-curda suspeita de transportar da França para o Reino Unido migrantes irregulares do Oriente Médio e da África Oriental", disse a Europol.

Essa rede cobrava "entre 1.000 e 3.000 euros" (R$ 5.345 a R$ 16.035, no câmbio atual) por uma vaga a bordo de "botes infláveis de má qualidade".

O tráfico ilícito de migrantes por meio de pequenas embarcações "não parou de aumentar desde 2019, e se tornou em 2021 no modus operandi mais utilizado [...] da União Europeia para o Reino Unido, superando o tráfico por caminhões", segundo a Europol.

Veja também

Newsletter