Sáb, 06 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
conscientização

Dia Mundial do Autismo reforça conscientização para cuidado com a qualidade de vida da população

Data é celebrada nesta quarta-feira (2) e contará com diversas ações para conscientizar sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA)

Dia Mundial de Conscientização ao Autismo reforça o cuidado para qualidade de vida da populaçãoDia Mundial de Conscientização ao Autismo reforça o cuidado para qualidade de vida da população - Foto: Clínica Nuno Desenvolvimento/Divulgação

O Dia Mundial de Conscientização ao Autismo é celebrado nesta quarta-feira (2) como uma oportunidade de trazer à tona pautas relevantes para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

O Ministério da Saúde classifica o TEA como um distúrbio caracterizado pela alteração das funções do neurodesenvolvimento do indivíduo. Assim, é possível ver interferências na capacidade de comunicação, linguagem, interação social e comportamento. Existe uma alta subnotificação, mas a ONU estima que 1% da população mundial vive com o TEA. No Brasil, o número chega a 2 milhões, enquanto em Pernambuco é de aproximadamente 90 mil pessoas.

Os dados, apesar de serem o que menos importa se comparados à realidade vivida no dia a dia, representam bem o impacto do Transtorno do Espectro Autista nas famílias. O diagnóstico precoce e tratamento adequado, no entanto, podem permitir o desenvolvimento de estímulos para independência e qualidade de vida dessas pessoas.

“Trabalhamos com comunicação, redução de comportamentos inadequados, para proporcionar uma interação social e melhor qualidade de vida escolar no âmbito do aprendizado. Além do apoio em todas as áreas que possam ajudar no desenvolvimento dessas crianças”, explicou a psicóloga e coordenadora da Clínica Grupo Acolher, Elizabeth Chagas, em entrevista à Folha de Pernambuco.

Para a psicóloga, a data é importante para que a população se conscientize sobre o transtorno e dê o primeiro passo em prol da inclusão.

"Enquanto sociedade, podemos proporcionar inclusão, respeito, acolhimento e acessibilidade. Proporcionar uma inclusão escolar, criar políticas que incentivem pessoas com TEA no mercado de trabalho, apoio para as famílias, que é uma realidade muito distante, além de garantir diagnóstico e tratamento acessíveis, o que seria muito importante", disse.

Psicóloga Elizabeth Chagas, coordenadora da Clínica Grupo Acolher, que oferece atendimento especializado no Grande RecifePsicóloga Elizabeth Chagas, coordenadora da Clínica Grupo Acolher, que oferece atendimento especializado no Grande Recife. - Foto: Grabriel Regis/Divulgação

Tratamento de qualidade muda vidas
Uma história que pode servir como inspiração para a transformação e manutenção da qualidade de vida de pessoas com TEA é a de Nedson Junior, mais conhecido como Nuno, de 16 anos. Diagnosticado com autismo desde criança, ele contou com o apoio da mãe e psicopedagoga, Cinthia Cardoso, para que possa viver, hoje, de maneira independente e "tirar de letra" a realidade na qual está inserido.

Juntos, fundaram a Clínica Nuno Desenvolvimento, que oferece atendimento especializado no Recife e em Carpina, Mata Norte de Pernambuco, além de tratamento home care em qualquer parte do Estado. Hoje ele é sócio da empresa, atua como analista de convênio e sonha em se tornar um psicoterapeuta. 

"A história do Nuno foi baseada na persistência e exigência. A relação com Nuno é maravilhosa. Ele é carinhoso, atencioso e responsável com o trabalho. Um conciliador que gosta muito de animais e crianças. A vida fez com que a gente conhecesse de verdade o que é o autismo e partisse para se especializar de fato. O que era proposto há 16 anos não iria atendê-lo totalmente. Essa necessidade fez com que isso se expandisse para outras crianças", explicou Cinthia.

Psicopedagoga Cinthia Cardoso e o filho Nuno, que tem TEA e vive uma vida com independênciaPsicopedagoga Cinthia Cardoso e o filho Nuno, que tem TEA e vive uma vida com independência. - Foto: Clínica Nuno Desenvolvimento/Divulgação

Segundo a psicopedagoga, o principal desafio enfrentado hoje em dia está na qualificação dos profissionais que atuam no atendimento de pessoas com TEA para que elas tenham, assim como Nuno, uma realidade de independência e total capacidade de desenvolvimento pessoal.

"Apesar de certificados, existem profissionais que não estão devidamente habilitados e com identificação para trabalhar com o especial. O tratamento correto vai de acordo com o laudo médico e é feito apenas por especialistas", disse.

Para tentar ajudar nessa capacitação, a Clínica Nuno Desenvolvimento oferece atendimento especializado e gratuito para empresas, durante todo o mês de abril. O agendamento pode ser feito tanto no WhatsApp (81 98226-0838) ou pelo e-mail [email protected]. O objetivo é conscientizar sobre o transtorno e viabilizar a importância da inclusão definitiva dessas pessoas nos espaços públicos e privados.

"Houve uma evolução no sentido da visibilidade, mas não existe uma inclusão na sociedade, porque ainda há muita desinformação. São atitudes e ações que qualquer espaço pode implantar para receber bem essas pessoas, como ambientes em que se sintam acolhidos e confortáveis. Inclusão é vida. Quando você passa a incluir, você ajuda não só a pessoa com neurodivergência, mas também a família toda", completou Cinthia Cardoso.

Nedson Junior, mais conhecido como Nuno, de 16 anosNedson Junior, mais conhecido como Nuno, de 16 anos - Foto: Clínica Nuno Desenvolvimento/Divulgação

Ações alusivas
Em Pernambuco, assim como n resto do Brasil, estão previstas diversas ações em alusão à data. No Recife, o destaque vai para a 4ª Caminhada pelo TEA, marcada para o sábado (5), com participação da clínica Diversus. O evento vai acontecer no 3° Jardim da avenida Boa Viagem, Pina, Zona Sul, a partir das 14h30, com o objetivo de promover a conscientização e mobilizar a população para apoiar a causa.

Veja a programação de atividades em alusão ao Dia Mundial da Conscientização ao Autismo em Pernambuco

Emissão de RG, atendimento do Procon, atividades esportivas, show de mágica,  sorteios e participação do Instituto Autismo 
Quando: 2 de abril, das 9h às 17h
Onde: Praça Engenho Massangana, Santo Amaro, Recife

Riomar Recife: Ação de sensibilização e entrega de cordão de identificação do autista
Onde: Piso Térreo, próximo à entrada principal
Quando: 2 de abril, das 9h às 22h

Clínica Grupo Acolher: Caminhada de conscientização ao autismo
Quando: 2 de abril, a partir das 15h30
Concentração: Avenida Historiador Pereira da Costa, número 809, Cabo de Santo Agostinho

Caminhada pela Conscientização do Autismo - Vitória de Santo Antão
Quando: 2 de abril de 2025, a partir das 15h
Onde: Saída da Praça Duque de Caxias rumo à Praça Leão Coroado

Passeio de Catamarã para marcar a Semana de Celebração ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo
Quando: 5 de abril, a partir das 16h
Onde: Catamaran Tour (Cais Santa Rita, s/n - São José, Recife)
Informações e inscrição: @espaçovidamultiterapias (Instagram)

Clínica Despertar: Comemoração ao mês de conscientização com ações recreativas e shows
Quando: 5 de abril, das 9h às 12h
Onde: Parque Dona Lindu, Boa Viagem, Recife

4ª Caminhada pelo TEA, com participação da clínica Diversus
Quando:  5 de abril, a partir das 14h30
Onde: 3° Jardim da avenida Boa Viagem, Pina, Zona Sul do Recife

Festival "Viva as diferenças", com ações recreativas e apresentações artísticas
Quando: 12 de abril, das 15h às 19h
Onde: Parque da Jaqueira, Zona Norte do Recife

Agendamento de formação para empresas - Clínica Nuno Desenvolvimento
Gratuito por todo o mês de abril
Informações: WhatsApp: 81.9.8226.0838 ou e-mail: [email protected]
 

Veja também

Newsletter