Elevador do Hospital da Restauração despenca e ascensorista teve que ser resgatada
Profissional ficou presa por 20 minutos e saiu pelo teto do equipamento, que vem enfrentando problemas; hospital está passando por reformas
Na manhã deste sábado (6), um elevador despencou do quinto para o segundo andar do Hospital da Restauração (HR), no Derby, área central do Recife.
A ascensorista, de 49 anos, estava de serviço no momento da queda e ficou presa por cerca de 20 minutos. A funcionária teve que ser resgatada pelo teto do equipamento por colegas de trabalho.
Com o impacto, ela caiu da cadeira em que estava sentada, mas não teve ferimentos graves e não precisou de atendimento médico.
Leia também
• Programa convida jovens pernambucanos a prevenir a violência no esporte e promover paz nos estádios
• Desfile de 7 de Setembro tem esforço conjunto de equipes de segurança
• Ambulante é assassinado nas proximidades do Shopping Boa Vista, área central do Recife
A ascensorista atua há 16 anos na unidade e já havia sofrido outro acidente em elevador há cerca de dez anos, quando fraturou a perna.
Profissionais relatam que, por segurança, ascensoristas costumam apertar botões de andares intermediários para tentar reduzir riscos de quedas bruscas.
A Secretaria Estadual de Saúde (SES) informou que trabalha na modernização do transporte vertical do HR.
Entre as medidas estão a contratação emergencial para substituir dois elevadores e a abertura de licitação para renovar os demais equipamentos da rede estadual.
Unidade em obras
O hospital está em obras desde setembro de 2023, com investimentos de R$ 20 milhões na recuperação de andares superiores.
Recentemente, a governadora Raquel Lyra (PSD) anunciou mais R$ 10 milhões para a requalificação da fachada.
De acordo com a assessoria, a queda não afetou a rotina de assistência aos pacientes. Técnicos da empresa responsável pela manutenção foram acionados para avaliar e reparar o elevador.

