Sáb, 06 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
IMIGRAÇÃO

Embaixada dos EUA exige que solicitantes de visto deixem rede social aberta para checagens

Exigência vale para os solicitantes de vistos nas categorias F, M e J, que abrangem estudantes e intercambistas

O site oficial do USTR já reúne 155 manifestações públicas sobre o processo dos Estados Unidos contra o BrasilO site oficial do USTR já reúne 155 manifestações públicas sobre o processo dos Estados Unidos contra o Brasil - Foto: USTR/Canva

Leia também

• Vice-presidente dos EUA diz que a Rússia fez "concessões significativas" a Trump sobre a Ucrânia

• Venezuelanos participam de jornada de alistamento convocada por Maduro em meio à tensão com EUA

• Haddad cita incerteza sobre o quanto o governo dos EUA 'vai atrapalhar' negociações climáticas

A Embaixada dos Estados Unidos no Brasil informou que os estudantes que solicitam visto para o país deverão ajustar a configuração de privacidade das redes sociais para o modo público. "Essa medida permite que sejam feitas todas as verificações necessárias para avaliar se o solicitante atende aos requisitos para entrada nos Estados Unidos", aponta mensagem nas mídias sociais.

A exigência vale para os solicitantes de vistos nas categorias F, M e J, que abrangem estudantes e intercambistas. A orientação é que os candidatos ajustem as configurações de privacidade de suas redes sociais antes de iniciar o processo, sob risco de atrasos ou impedimentos na análise consular.

O visto do tipo F é solicitado por quem pretende entrar no país para estudar em uma universidade ou escola. O visto do tipo M serve para estudantes de instituições vocacionais ou não acadêmicas. E o visto J é para estudantes de intercâmbio.

A embaixada americana comunicou a medida em junho e reforçou, hoje, em postagem nas redes sociais, que a verificação dos perfis públicos para os solicitantes destas categorias tem o fim de facilitar a verificação de identidade e admissibilidade ao país.
 

Veja também

Newsletter