Sáb, 27 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
mundo

Explosão de gasoduto provoca um grande incêndio em Kuala Lumpur, na Malásia; vídeos

O incêndio começou após um vazamento de gás de um gasoduto subterrâneo

Explosão de gasoduto na Malásia Explosão de gasoduto na Malásia  - Foto: Reprodução

Uma forte explosão seguida de um grande incêndio rompeu, na manhã desta terça-feira, a tranquilidade dos subúrbios de Kuala Lumpur, na Malásia, após o colapso de um gasoduto subterrâneo por causas ainda desconhecidas. As autoridades organizaram uma evacuação emergencial das casas próximas, e pelo menos 25 pessoas sofreram queimaduras graves.

O incêndio ocorreu no bairro de Putra Heights, no estado de Selangor, pouco depois das 8h30, surpreendendo os moradores, que viram uma gigantesca labareda em forma de cogumelo se elevar a mais de 20 metros de altura.

Equipes de bombeiros foram enviadas rapidamente ao local para conter as chamas, que inicialmente levantaram suspeitas de um atentado. No entanto, essa hipótese foi logo descartada. O diretor do departamento de bombeiros, Wan Mohamad Razali Wan Ismail, confirmou que a causa foi um gasoduto rompido, segundo o jornal inglês The Star.

 

Imagens e vídeos do incêndio circularam nas redes sociais, junto com relatos de moradores que sentiram suas portas e janelas tremerem com a explosão inicial.

“O incidente envolve um vazamento em um gasoduto de 500 metros próximo a uma área residencial, onde recebemos um chamado de incêndio em Jalan Putra Harmoni, Putra Heights, Subang Jaya”, informou o departamento de bombeiros.

O deputado de Subang Jaya, Wong Chen, divulgou um comunicado do Centro de Operações Smart Selangor (SSOC), que confirmou a continuidade das operações de resgate após a explosão.

“Ainda não há um número estimado de casas afetadas”, alertaram as autoridades. “Algumas vítimas estão presas em suas residências, e os esforços de resgate continuam”, informou o SSOC em um comunicado publicado no Facebook de Wong.

O SSOC esclareceu que o incêndio atingiu um gasoduto principal da empresa Petronas, próximo a um posto de combustível em Putra Heights. No entanto, segundo as autoridades no local, o posto não foi atingido pelas chamas. “Apenas o gasoduto principal segue queimando e foi fechado, aguardando que o gás residual se dissipe completamente.”

Veja também

Newsletter