Qui, 25 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
PREMIAÇÃO

Governo de Pernambuco premia jovens cientistas na 29ª Jornada de Iniciação Científica da Facepe

Premiação contemplou estudantes vinculados ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/Facepe)

Cerimônia virtual de premiação aos jovens cientistas que participaram da 29ª Jornada de Iniciação Científica da FacepeCerimônia virtual de premiação aos jovens cientistas que participaram da 29ª Jornada de Iniciação Científica da Facepe - Foto: Divulgação

O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-PE) e da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe), premiou na última sexta-feira (13) os estudantes bolsistas de iniciação científica que mais se destacaram na 29ª Jornada de Iniciação Científica. 

A cerimônia de encerramento, realizada de forma remota, foi transmitida ao vivo pelo YouTube. Durante o evento, foi entregue o Prêmio Ricardo Ferreira ao Talento Jovem Cientista, criado em 1997 e renomeado em 2014 em homenagem ao cientista pernambucano Ricardo Ferreira. 

A premiação contemplou estudantes vinculados ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/Facepe), reconhecendo produções de excelência em diversas áreas do conhecimento: Ciências Agrárias; Ciências Biológicas; Ciências da Saúde; Ciências Exatas; Engenharias; e Ciências Humanas, Sociais Aplicadas, Linguística, Letras e Artes.

Cada área teve dois estudantes premiados. Além disso, foram concedidas menções honrosas a outros projetos que se destacaram pela qualidade científica. 

Os premiados receberão apoio financeiro na modalidade ACP (Auxílio à Participação em Congresso no País), cobrindo passagens, diárias e taxas de inscrição para que os estudantes possam apresentar seus trabalhos em eventos científicos nacionais.

A diretora científica da Facepe, professora Flávia Lucena Frédou, destacou que a iniciativa vai além do reconhecimento. 

“Ao apoiar os jovens para que apresentem seus trabalhos em eventos científicos, a Facepe reafirma seu papel de promotora da ciência de excelência e de oportunidades. Essa vivência amplia horizontes, gera conexões e prepara os estudantes para desafios mais complexos no campo da pesquisa”, afirmou.

A edição deste ano da jornada teve como tema “200 anos de Louis Braille: os primórdios da inclusão social”, em homenagem ao criador do sistema de leitura para pessoas cegas. 

Confira a relação dos bolsistas premiados e menções honrosas no site da Facepe.
 

Veja também

Newsletter