Comerciantes lamentam incêndio no Mercado da Madalena: "Perda total"
Conforme apurou a reportagem com alguns comerciantes do local, o motivo o foco do incêndio teria sido um carro, que estaria estacionado dentro das limitações do Mercado da Madalena
O dia começou cedo com uma paisagem de caos para comerciantes do Mercado da Madalena, Zona Norte do Recife. Eles acordaram com a notícia de um incêndio que atingiu duas operações do ponto na madrugada deste sábado (12). Em conversa com a reportagem, já no início da tarde, os relatos foram de "perda total".
Uma dessas comerciantes foi Julyana Bezerra, 42 anos. Ela é proprietária de uma loja de aquários e contou à reportagem o desespero que passou ao receber a notícia.
Incêndio interdita Mercado da Madalena. Na foto: Julyana Bezerra, comerciante. Foto: Arthur Botelho/Folha de Pernambuco."Logo de madrugada eu recebi vídeos do mercado, como minha loja estava, e vim para cá. Consegui entrar em um momento e foi perda total. Tudo está destruído. Não tem mais aquário, tem mais nada. Agora estou esperando alguma definição", afirmou.
Leia também
• Maioria do STF mantém condenações por incêndio
• Incêndio atinge anexo do Ministério da Educação em Brasília
• 200 bombeiros mobilizados para controlar incêndio no norte de Paris
Outro comerciante que ficou com um grande prejuízo foi Peterson Stanley, 48 anos. Ele é proprietário de uma sapataria e conta que também perdeu tudo no incêndio.
"Estava em casa e vi pelo Instagram a notícia do incêndio. Primeiramente pensei que não tinha a ver com nossa loja, mas vim checar. Cheguei por volta das 1h40, já tinha fogo, mas estava controlado pelos bombeiros", começou.
Incêndio interdita Mercado da Madalena. Na foto: Peterson Stanley, comerciante. Foto: Arthur Botelho/Folha de Pernambuco."Pela manhã entrei lá, fiz filmagens. O mecânico estava bastante danificado, os eletrodomésticos também, como geladeira e micro-ondas. Não sabemos se atingiu alguma máquina, então estamos aguardando o fim da perícia para saber o que vamos fazer", continuou.
Carro teria sido foco do incêndio
Conforme apurou a reportagem com alguns comerciantes do local, o motivo o foco do incêndio teria sido um carro, que estava estacionado dentro das limitações do Mercado da Madalena. Ainda não se sabe, no entanto, porque o veículo estava no local.
"O que sabemos é que tem um carro lá dentro que pegou fogo. Quando entramos conseguimos ver ele também. Ainda não passaram algum posicionamento oficial, isso vai ser só com a perícia. Estamos esperando. Na minha loja a perda foi total. Queimou tudo", afirmou Jaime Medeiros, comerciante de 72 anos.
O Corpo de Bombeiros também chegou ao local na manhã deste sábado. De acordo com alguns comerciantes, ainda existem pequenos focos de incêndio na área. Funcionários da prefeitura não confirmaram a informação.
Segundo comerciantes do local, o incêndio teria começado de um carro, que estava estacionado dentro das limitações do mercado. - Foto: Arthur Botelho/Folha de PernambucoÁreas externas seguem operando
A Defesa Civil do Recife segue no local fazendo a perícia da área. Na manhã deste sábado, as operações foram suspensas na parte interna do mercado. O prazo é de retorno do serviço em até 72 horas, após a conclusão da vistoria e religamento da rede de energia.
Os restaurantes da área externa já estão funcionando.
Confira a nota na íntegra
A Prefeitura do Recife informa que o Centro de Operações do Recife (COP) foi acionado na madrugada deste sábado (12) para uma ocorrência de incêndio nas dependências do Mercado da Madalena. Após o trabalho do Corpo de Bombeiros no controle das chamas, uma equipe da Secretaria Executiva de Defesa Civil vistoriou o local e constatou que o fogo atingiu duas operações. Nas primeiras horas da manhã, o prefeito em exercício do Recife, Victor Marques, também visitou o local. As causas do incêndio serão apuradas.
As atividades da área interna do mercado serão suspensas para limpeza do local e avaliação da rede elétrica e a previsão é que, em até 72 horas, as operações que não foram afetadas retomem suas atividades. Já os restaurantes da área externa voltam a funcionar já no início da tarde deste sábado.
O Mercado da Madalena teve sua coberta recuperada em 2022 e também passou por uma requalificação da rede elétrica, que embutiu a fiação - proporcionando maior segurança. A Prefeitura se coloca à disposição dos permissionários para prestar toda assistência necessária e discutir as melhores alternativas para o pleno restabelecimento das atividades do centro de compras.

