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Trem da Linha Sul do Metrô do Recife apresenta falha elétrica e causa transtornos entre os usuários

Via do ramal já está normalizada

Trem da Linha Sul do Metrô do Recife quebradoTrem da Linha Sul do Metrô do Recife quebrado - Foto: Reprodução/Cortesia

Um trem da Linha Sul do Metrô do Recife apresentou falha elétrica na entrada da estação Shopping da Linha Sul, no sentido subúrbio/cidade, por volta das 7h10 da manhã desta quarta-feira (10). 

Em vídeos que circulam nas redes sociais, é possível ver os passageiros descendo dos vagões e andando sobre os trilhos.

De acordo com a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), no entanto, não houve paralisação do ramal porque o problema aconteceu em uma via singela, entre as estações Tancredo Neves a Antônio Falcão, espaço onde os trens trafegam pela mesma via nos dois sentidos.

A via chegou a estar desregulada com intervalos de 20 a 25 minutos, mas foi normalizada às 8h, de acordo com a CBTU.

Privatização do metrô
O problema no metrô acontece exatamente duas semanas depois do ministro da Casa Civil, Rui Costa, confirmar a assinatura da transferência da gestão do Metrô do Recife do governo federal para o Governo de Pernambuco.

O repasse da gestão, feita desde 1985 pela Superintendência de Trens Urbanos do Recife (Metrorec), entidade vinculada à Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), uma empresa estatal federal ligada ao Ministério das Cidades, é o passo que antecede a concessão do sistema à iniciativa privada.

"Eu diria que em mais uma ou duas semanas vamos ter finalizado o diálogo. Vamos fazer nas próximas semanas a assinatura dos documentos transferindo [a administração] para o governo do estado", afirmou Rui Costa.

Depois do repasse, será feito o leilão da operação. "A nossa prioridade é a população. Todos os empregados terão garantia dos seus empregos, mas a gente não pode prejudicar a população do Grande Recife com um serviço de má qualidade como hoje eles têm", completou o ministro.

Em maio deste ano, o governo federal autorizou a concessão do Metrô do Recife à iniciativa privada. A resolução assinada por Rui Costa previa a transferência de bens imóveis e ativos necessários para o funcionamento do sistema para o Governo de Pernambuco.

O processo de concessão segue em fase de estudos. Depois, estão previstas as seguintes etapas: consulta pública, acórdão do Tribunal de Contas da União (TCU); publicação de edital; leilão de projeto; e assinatura de contrato. 

Cerca de 138 mil passageiros usam o Metrô do Recife por dia, sendo 80 mil na Linha Centro, 55 mil na Linha Sul e 2,6 mil na Linha Diesel, de acordo com dados da CBTU Recife.

Sindicato dos Metroviários se manifesta
Durante a manhã desta quarta, o Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE) se manifestou, por meio de uma nota, prestando solidariedade aos usuários do metrô.

No comunicado, o Sindmetro-PE acusou o boicote de investimentos como o principal responsável pelas falhas do metrô do Recife. 

A categoria defendeu ainda que o metrô não deve ser privatizado e que receba os recursos necessários para continuar sua operação. Confira a nota na íntegra:

"O Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE) manifesta sua solidariedade a todos os usuários do metrô que enfrentaram transtornos na manhã desta quarta-feira (10), após a quebra de um trem próximo à Estação Shopping, na Linha Sul. Situações como esta, que obrigaram passageiros a caminhar pelos trilhos, evidenciam o grave problema de falta de investimentos que atinge a CBTU Recife há anos.

Esse boicote de investimentos, imposto de forma deliberada ao sistema, é o verdadeiro responsável pelas falhas que prejudicam diariamente a população trabalhadora, que depende do metrô como transporte essencial.

A categoria dos metroviários reafirma seu compromisso com a sociedade pernambucana: seguimos lutando para que o metrô do Recife receba os recursos necessários, opere em sua plena capacidade e funcione com segurança, eficiência e dignidade para todos os passageiros.

O metrô é patrimônio do povo, e não pode ser sucateado para justificar privatizações. Nossa luta é por um sistema 100% público, estatal e de qualidade, capaz de atender às necessidades da população e garantir a preservação da vida dos trabalhadores e usuários."

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

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