Sáb, 06 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
ABASTECIMENTO SUSPENSO

Obra da Compesa deixa 2 milhões de pessoas sem água na RMR; confira localidades afetadas

Manutenção do Sistema Pirapama começa às 20h desta terça-feira (22) e segue até a manhã de sexta-feira (25)

Sistema Pirapama: obra deixa 2 milhões sem águaSistema Pirapama: obra deixa 2 milhões sem água - Foto: João Paulo França/Divulgação

Começa nesta terça-feira (22), às 20h, uma obra de manutenção de Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) no Sistema Pirapama, que vai deixar 2 milhões de pessoas em 60 bairros do Recife, Jaboatão dos Guararapes e Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife (RMR), com abastecimento de água suspenso por 72 horas [veja a lista de localidades afetadas mais abaixo]

Os serviços começam às 8h desta quarta-feira (23), mas, segundo a Compesa, a paralisação começa 12 horas antes, às 20h da terça-feira, para esvaziamento das tubulações.

As atividades terminam às 20h de quinta-feira (24) e, logo após, haverá um novo período de 12 horas para o retorno do sistema e enchimento de adutoras e reservatórios. 

De acordo com a Compesa, a distribuição de água nas 60 localidades afetadas pela obra será retomada na manhã da próxima sexta-feira (25), às 8h. 

Essa volta do fornecimento será feita de forma gradual e de acordo com o calendário de abastecimento de cada bairro. Isso é feito para que a pressão da água não danifique as tubulações, explica a Compesa.

A água também precisa de tempo para chegar nos pontos mais altos ou mais distantes das unidades. "Nas áreas onde há rodízio, o atendimento vai seguir o respectivo calendário", explica a companhia.

Em funcionamento desde 2010, Pirapama, localizado no Cabo de Santo Agostinho, nunca parou para manutenção. Segundo a Compesa, esse é o maior sistema produtor do estado, responsável por 34% de toda a produção da Região Metropolitana do Recife e 21% de Pernambuco.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Companhia Pernambucana de Saneamento (@compesa_oficial)

Manutenção do Sistema Pirapama: ajustes operacionais
Entre as melhorias no sistema, estão a recuperação da vazão de 200 litros de água por segundo. A Compesa também esclarece que, além dos ajustes operacionais para aumento da produção e melhoria da performance do sistema, as ações terão caráter preventivo. Ou seja, servirão para evitar acidentes e, consequentemente, paralisações emergenciais no sistema sem possibilidade de aviso prévio à população.

Todas as unidades operacionais que compõem Pirapama passarão pelos serviços. Também será feita uma obra para interligação de uma nova subadutora à adutora Pirapama uma iniciativa que irá beneficiar 25 mil moradores das comunidades de Marcos Freire e UR-11, em Jaboatão dos Guararapes.

"Além de equipamentos pesados, serão mobilizados 100 profissionais de diversas áreas de atuação para executar as atividades, que serão realizadas dia e noite para dar celeridade aos trabalhos", explicou a Compesa. 

Em entrevista coletiva na semana passada, o presidente da Compesa, Alex Campos, frisou que esse período de férias escolares foi estrategicamente escolhido, visto que também passaram o período de seca e os festejos de Carnaval e juninos, reduzindo o impacto à população.

"Essa parada tem um grande símbolo. Um sistema gigante como esse, que opera o tempo todo, pode trazer algum transtorno no futuro. A ideia de parar agora é para que a gente possa se antecipar a problemas que supostamente virão. Aliás, tivemos um problema com o Sistema Pirapama, com um incêndio, numa determinada estação nossa. É preciso parar para cuidar disso", disse.

Abastecimento de águaEssa será a primeira manutenção do Sistema Pirapama, desde que ele foi inaugurado, em 2010 | Foto: Pixabay

Manutenção do Sistema Pirapama: confira a lista de localidades afetadas

Recife

Jaboatão dos Guararapes

Cabo de Santo Agostinho
Todo o município, exceto as localidades de Charneca, Novo Horizonte, Rosário e Gaibu (abastecidas por outro sistema).

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Companhia Pernambucana de Saneamento (@compesa_oficial)




Manutenção do Sistema Pirapama: dicas para enfrentar a suspensão
A obra demanda suspensão do abastecimento porque não pode ser realizada com o sistema em operação. A Compesa, que reconhece o impacto da interrupção no dia a dia da população, destacou ter comunicado com antecedência para que todos possam se programar.

Manutenções preventivas são fundamentais para o bom funcionamento do sistema, assim como revisões periódicas são essenciais para a saúde.

Por isso, a companhia elencou algumas dicas para enfrentar a parada no abastecimento:

Veja também

Newsletter