Recife: oficina de escovação de cabelo será oferecida para pais de crianças com neurodivergência
A atitude será promovida em quatros centros TEA/NDI da rede municipal e pretende incentivar os responsáveis a buscarem uma fonte de renda extra
A Prefeitura do Recife inicia nesta terça-feira (27) uma oficina de escovação de cabelo voltada para pais e responsáveis de crianças com algum tipo de neurodivergência.
A atividade será promovida por uma parceria entre a Secretaria de Saúde e a Secretaria de Trabalho e Qualificação Profissional nos quatro centros TEA/NDI da rede municipal. São eles: UPAEs do Ibura, da Mustardinha, do Arruda e na Policlínica Lessa de Andrade, na Madalena.
Leia também
• Livro sobre a trajetória do Movimento Pró-Criança será lançado nesta sexta (29)
• Casa Zero oferece cursos gratuitos para população inscrita no CadÚnico; confira
• Casarão histórico das Graças vai virar Centro de Convivência para Idosos
Os locais oferecem 5,5 mil atendimentos mensais e oferecem tratamento especializado, além de diagnósticos para crianças com transtornos como TEA, TDAH, TOD e síndrome de Down.
A capacitação será ministrada pelo instrutor e cabeleireiro profissional Ivson José Gomes de Souza entre os dias 27 e 30 de maio, com turmas nos turnos da manhã e da tarde, conforme a unidade. Cada grupo terá entre cinco e dez participantes.
A ideia é que os cuidadores aproveitem o período em que os filhos estão realizando as atividades nos centros para aprender na oficina.
“Sabemos que muitos pais e responsáveis se dedicam integralmente ao cuidado de seus filhos, que precisam de atenção especial durante todo o dia", afirmou a secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque.
Ao oferecer essa oficina durante o horário das terapias, estamos reconhecendo esse esforço e criando uma alternativa para que essas pessoas adquiram um novo ofício e se sintam mais valorizadas”, completou.
A iniciativa é voltada exclusivamente para familiares de crianças que já estão em acompanhamento em um dos quatro Centros TEA/NDI da cidade.
Além dos quatro centros já em operação, mais três novas unidades estão sendo construídas: na Policlínica Albert Sabin (Tamarineira), na Comunidade do Bem (Imbiribeira) e no Centro de Reabilitação Fisioterapeuta Antônio Nogueira de Amorim (Boa Vista), este último será o maior da rede, com capacidade para mais de 5 mil atendimentos por mês.
O acesso aos serviços é feito por meio das unidades da Atenção Básica, com encaminhamento via Central de Regulação do Recife.
Confira a programação:
Terça-feira (27/05) – Centro TEA/NDI Arruda – UPAE Arruda
Av. Prof. José dos Anjos, s/n – Arruda
Grupo 1: 14h às 15h30 | Grupo 2: 16h às 17h30
Quarta-feira (28/05) – Centro TEA/NDI Ibura – UPAE Ibura
Av. Dois Rios, 170 – Ibura
Grupo 1: 08h30 às 10h | Grupo 2: 10h30 às 12h
Quinta-feira (29/05) – Centro TEA/NDI Mustardinha – UPAE Mustardinha
R. Maj. Mário Portela, 279 – Mustardinha
Grupo 1: 08h30 às 10h | Grupo 2: 10h30 às 12h
Sexta-feira (30/05) – Centro TEA/NDI Madalena – Policlínica Lessa de Andrade
Estr. dos Remédios, 2416 – Madalena
Grupo 1: 08h30 às 10h | Grupo 2: 10h30 às 12h

