Sáb, 20 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Meio Ambiente

PCR lança projeto de intervenção social e engajamento comunitário contra o acúmulo de lixo

Primeira área beneficiada será a Rua Othon Paraíso, no Torreão, onde haverá um "arraiá" junino na tarde deste domingo (29)

Projeto de Intervenção Socioambiental (PIS) acontece no Torreão neste domingo (29)Projeto de Intervenção Socioambiental (PIS) acontece no Torreão neste domingo (29) - Foto: Divulgação/PCR

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Infraestrutura e outras secretarias e órgãos do município, vai realizar um "arraiá" junino, na tarde domingo (29), para lançar o Projeto de Intervenção Socioambiental (PIS). O objetivo é estimular o engajamento comunitário para solucionar os pontos críticos de lixo da capital pernambucana. 

O primeiro local beneficiado será a Rua Othon Paraíso, no Torreão, que sofre com um problema histórico de descarte inadequado de resíduos. O projeto vai estimular a participação ativa da comunidade, promovendo ações educativas, oficinas, mutirões de limpeza e atividades culturais que reforcem a importância do pertencimento e da corresponsabilidade. 

“No caso da Othon Paraíso, já fizemos o diagnóstico do território, com importante foco na comunidade da Ilha do Joaneiro, e a reuniões de escuta com lideranças da área. Após o lançamento, começarão as oficinas pedagógicas e ambientais em espaços como escolas, associações e entidades do terceiro setor”, explica a secretária executiva Socioambiental do Recife, Ana Rita Suassuna.

A ideia do "arraiá" é associar o festejo junino a uma causa socioambiental, criando um ambiente de engajamento e diálogo como estratégia de mobilização para favorecer as mudanças de atitude. 

“A iniciativa une cultura popular, educação ambiental e mobilização social, incentivando práticas sustentáveis e o cuidado coletivo com o meio ambiente. Muito além de uma celebração, o evento representa um chamado à ação e à consciência ambiental, valorizando o protagonismo dos moradores na construção de uma comunidade mais limpa, saudável e sustentável”, acrescenta a gestora. 

No “arraiá”, o público vai participar de vivências pedagógicas com minioficinas. Em seguida, haverá a apresentação da quadrilha e do Trio Pé de Serra no palco montado na frente da Escola Municipal Compositor Capiba. 

Em seguida, haverá um cortejo com o Trio Pé de Serra, saindo da frente da escola até o ponto crítico de descarte irregular de lixo, com uma pequena intervenção teatral. Equipes da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) estarão a postos para recolher os resíduos.

Veja também

Newsletter