Pernambuco: número de inscritos do sistema prisional na Olimpíada de Matemática aumenta em 200%
O número de pessoas privadas de liberdade (PPLs) que devem participar da OBMEP cresceu em 2025
O sistema prisional de Pernambuco registrou um crescimento de 207,5% no número de inscritos na 20ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP/2025) em comparação com o ano de 2024.
No total, 3724 pessoas privadas de liberdade (PPLs) se inscreveram para a edição deste ano, enquanto o número de inscrições no ano anterior foi de 1221.
Segundo a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (SEAP), 22 unidades prisionais e sete cadeias públicas do estado estão participando da maior competição de matemática do país.
Leia também
• Arena de Pernambuco será um dos palcos da Copa do Mundo feminina em 2027, no Brasil
• Pernambuco encerra participação no Campeonato Brasileiro de Boxe com um ouro e quatro bronzes
A Penitenciária Doutor Ênio Pessoa Guerra (PDEPG), em Limoeiro, no Agreste, é a unidade prisional de Pernambuco com o maior número de inscritos, 453.
Em segundo lugar está o Presídio de Igarassu (PIG) com 394, seguido da Penitenciária Agroindustrial São João (PAISJ), em Itamaracá, onde 310 PPLs garantiram suas inscrições.
No estado, a olimpíada é realizada pela Secretaria Estadual de Educação com o apoio da SEAP, por meio da Gerência de Educação e Esporte.
“A gente tem provocado e estimulado bastante a participação dos reeducandos, por isso conseguimos a adesão de mais de 80% das PPLs aptas a participar da olimpíada”, informou o gerente da SEAP, Jorge Henrique.
“É um número muito positivo que mostra a valorização dos reeducandos dentro das unidades prisionais”, completou.
A OBMEP é promovida pelo governo federal, por meio dos ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e da Educação (MEC).
A seleção da olimpíada é dividida em duas fases: a primeira, no dia 3 de junho, composta de uma prova objetiva de 20 questões, e a segunda, uma prova discursiva de seis quesitos.
A primeira fase da Olimpíada Brasileira de Matemática será realizada no dia 3 de junho, e a segunda está marcada para 25 de outubro.

