Pernambuco: Laboratório de Saúde Pública (Lacen-PE) retoma análises de iodo no sal
O procedimento tinha sido interrompido em 2019 e pretende garantir uma ingestão mais adequada do nutriente pela população
O Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-PE) anunciou a retomada da análise de iodo no sal a partir deste mês de maio.
O procedimento é fundamental para garantir a ingestão adequada do nutriente e prevenir doenças relacionadas à deficiência do iodo na população.
Leia também
• Dia Mundial de Conscientização da Doença Celíaca: inclusão sem glúten
• Esclerose múltipla: saiba quais são os sinais de alerta e entenda como é o tratamento
As análises foram interrompidas em 2019 e voltarão a ser realizadas como parte das ações de Vigilância em Saúde.
Segundo a diretora-geral do Lacen-PE, Keilla Paz, “a adição de iodo ao sal é uma estratégia consolidada para evitar o bócio e outras doenças da tireoide, especialmente em regiões onde a ingestão natural desse mineral é insuficiente.”
“A falta de iodo pode causar impactos graves, como prejuízos no desenvolvimento cognitivo infantil e disfunções metabólicas em adultos”, falou Keilla.
O monitoramento dos níveis de iodo no sal permite assegurar que os produtos comercializados atendam aos padrões estabelecidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) com uma concentração entre 15 mg/kg e 45 mg/kg, visando a segurança alimentar e nutricional dos brasileiros.

