Qua, 17 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Segurança

Pernambuco tem abril com menor número de homicídios em 11 anos

Em comparativo com 2024, mês passado registrou 71 Mortes Violentas Intencionais a menos em Pernambuco, saindo de 322 para 251 casos, o que representa redução de 22%

Pernambuco registrou em abril o menor número de Mortes Violentas Intencionais (MVIs) dos últimos 11 anos para esse mês.Pernambuco registrou em abril o menor número de Mortes Violentas Intencionais (MVIs) dos últimos 11 anos para esse mês. - Foto: Mariana Carvalho/ Divulgação

Pernambuco registrou em abril o menor número de Mortes Violentas Intencionais (MVIs) dos últimos 11 anos para esse mês. No comparativo com 2024, no mês passado foram registrados 71 homicídios a menos em Pernambuco, saindo de 322 para 251 casos, número que representa uma redução de 22%. 

“Chegamos ao 11º mês seguido de redução nos homicídios em Pernambuco. São resultados extremamente positivos que conseguimos nas reduções das Mortes Violentas Intencionais e na questão no combate ao crime contra o patrimônio e roubo de cargas. Tudo isso que a gente vem conseguindo fazer juntos tem surtido efeito para a população, embora a gente saiba que o desafio é muito maior”, disse a governadora Raquel Lyra.

A vice-governadora Priscila Krause, que comandou a reunião de monitoramento do Juntos Pela Segurança desta segunda-feira (5), comentou a queda dos números deste indicador.

“Pernambuco segue avançando na redução dos números de homicídios, um resultado expressivo que evidencia o trabalho sério e integrado na política de Segurança Pública do nosso Estado, capitaneado pela governadora Raquel Lyra. Aproveito para agradecer especialmente a todos que fazem nossas polícias pela dedicação em fazer do nosso estado um lugar seguro e melhor para se viver”, afirmou a gestora.

De acordo com dados preliminares da Gerência Geral de Análise Criminal e Estatística (GGace), abril teve o menor número de MVIs de 2025 até agora.

O secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, destaca os fatores que contribuíram para a redução de homicídios. 

“O que estamos vivenciando é fruto de um esforço coletivo, baseado em planejamento, investimento e trabalho firme de todas as forças de segurança. Os números mostram que é possível, sim, reduzir a criminalidade quando há compromisso e ação integrada. A determinação da governadora Raquel Lyra tem sido fundamental para garantir estrutura, inteligência e valorização dos profissionais da segurança pública”, destacou o titular da SDS.

Formação 
Pela manhã, no Centro Universitário Frassinetti do Recife (UniFAFIRE), a governadora Raquel Lyra e a vice-governadora Priscila Krause participaram da abertura oficial do Curso de Formação Profissional para os aprovados no concurso da Polícia Civil.

A cerimônia marcou o início da preparação de 445 futuros delegados, agentes e escrivães que vão reforçar a segurança do Estado.

Veja também

Newsletter