Sex, 19 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Educação

Prêmio Nísia Floresta homenageia mulheres educadoras; Margarida Cantarelli é uma das agraciadas

Cerimônia de premiação ocorreu nesta quarta (22), na Academia Pernambucana de Letras, no Recife

Margarida Cantarelli foi homenageada pelo Grupo Mulheres do BrasilMargarida Cantarelli foi homenageada pelo Grupo Mulheres do Brasil - Foto: Melissa Fernandes/Folha de Pernambuco

A quarta-feira (22) foi de homenagens para oito mulheres que se destacam na educação pernambucana. Elas receberam, na Academia Pernambucana de Letras (APL), o Prêmio Mulher Educadora Nísia Floresta, promovido pelo Comitê de Educação do Núcleo Recife do Grupo Mulheres do Brasil. Entre as agraciadas, está a professora, advogada, desembargadora e escritora Margarida de Oliveira Cantarelli.

Imortal da APL, a magistrada já foi presidente da instituição e atualmente ocupa a nona cadeira da Academia. Sob fortes aplausos, ela recebeu a honraria, entregue em forma de diploma e broche, e destacou a emoção e o orgulho de ser homenageada.

“É uma emoção forte porque a minha alma de professora me acompanha durante o todo o meu percurso profissional. É muito forte. Onde quer que eu esteja, na atividade que eu estiver exercendo, sempre o magistério, o ensino, o estudante, o jovem, sempre me acompanham. Então essa homenagem, tendo Nísia Floresta [como patrona], que foi um exemplo de mulher do século 19 a defender a causa feminista, quando todas as portas eram fechadas para isso, aumenta a alegria e realização por um vida que eu dedico à educação”, comentou.

A desembargadora reforçou, ainda, o desejo de que mais mulheres sejam exemplos em suas áreas de atuação. “O importante, eu digo sempre, não é ser a primeira, é ser o exemplo, que venham outras e que você apenas inicie, que não fique isolado. Educação é congraçamento, é união, especialmente união de gerações”, pontuou.

  • Luizalá Gonçalves - Foto: Melissa Fernandes/Folha de Pernambuco
    Luizalá Gonçalves - Foto: Melissa Fernandes/Folha de Pernambuco
  • Margarida Cantarelli - Foto: Melissa Fernandes/Folha de Pernambuco
    Margarida Cantarelli - Foto: Melissa Fernandes/Folha de Pernambuco
  • Grupo Mulheres do Brasil homenageou educadoras - Foto: Melissa Fernandes/Folha de Pernambuco
    Grupo Mulheres do Brasil homenageou educadoras - Foto: Melissa Fernandes/Folha de Pernambuco
  • Teresa Leitão - Foto: Melissa Fernandes/Folha de Pernambuco
    Teresa Leitão - Foto: Melissa Fernandes/Folha de Pernambuco
  • Grupo Mulheres do Brasil homenageou educadoras - Foto: Melissa Fernandes/Folha de Pernambuco
    Grupo Mulheres do Brasil homenageou educadoras - Foto: Melissa Fernandes/Folha de Pernambuco

Quem também esteve entre as homenageadas foi a senadora Teresa Leitão (PT), primeira mulher a ocupar o cargo por Pernambuco.

“Reverenciar a educação é sempre muito prazeroso porque é uma política pública importantíssima, de cidadania, de direitos, de civilidade, de humanização da sociedade. Eu agradeço ao grupo Mulheres do Brasil por essa iniciativa e por tudo o que a gente faz de visibilidade para as mulheres”, disse.

Professora e pedagoga, Teresa discursou em nome das agraciadas e lembrou a importância de abrir caminhos.

“Vincular nossos nomes ao nome de Nísia Floresta já é uma honra. Se hoje eu sou senadora da república, primeira mulher a ocupar o cargo, é graças a essas precursoras. Fico honrada em receber essa homenagem ao lado desse time multifacetado de mulheres”, frisou.

A escritora Luzilá Gonçalves, professora, pesquisadora e doutora em Estudos Literários, também se emocionou ao receber a honraria.

“Eu fui professora muito tempo, então eu sinto uma paixão muito grande pela palavra, porque é isso aí que diz a gente”, apontou. Ela destacou, ainda, a importância de se incentivar a leitura e a escrita. “Você pode ler literatura, romance, o que for, contanto que você leia. E escreva também”, comentou aos risos. 

Líder do Comitê de Educação do Núcleo Recife do Grupo Mulheres do Brasil, Rosejara Ramos salientou que a premiação, inédita, acontece em março justamente por ser o mês que marca o Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março. E a quantidade de mulheres homenageadas, oito, também faz alusão à data. 

De acordo com a liderança, a escolha do nome de Nísia Floresta, pioneira na luta pela escolarização feminina, reflete os ideais defendidos pelo grupo.

“No mês de março, costuma se prestar homenagem às mulheres por todo o histórico de luta e de conquistas. Então, pensamos em um referencial que como mulher tivesse contribuído muito para todos os nossos direitos no século 21 estarem sendo atendidos. Nessa busca, encontramos a figura de Nísia Floresta, que é considerada a primeira mulher educadora feminista do Brasil”, contou.

“Nós gostaríamos de homenagear mulheres educadoras, com almas femininas e feministas. Nós trouxemos à tona a imagem de Nísia Floresta, criamos o Prêmio Mulher Educadora Nísia Floresta e destacamos oito mulheres por ser o dia 8 o marco na luta das mulheres. A gente escolheu oito mulheres educadoras que tiveram passagem e que têm ainda hoje no estado de Pernambuco e contribuíram muito para a transformação da realidade pública do ensino”, completou Rosejara.

De acordo com o Grupo Mulheres do Brasil, o objetivo é que, a partir de agora, a premiação ocorra de forma anual

Veja, abaixo, a relação, por ordem alfabética, com as oito mulheres homenageadas:

01. Conceição Bizerra (Pedagoga e Mestra e Doutora em Educação)


02. Creuza Aragão (Pedagoga, Administradora e integrante do Conselho Fiscal da Fundação Gilberto Freyre)


03. Edla Soares (Professora e Fundadora da União dos Dirigentes Municipais de Educação de Pernambuco)


04. Ivaneide Dantas (Secretária de Educação do Estado de Pernambuco)


05. Luzilá Gonçalves (Professora, Escritora, Doutora em Estudos Literários e Pesquisadora)


06. Margarida de Oliveira Cantarelli (professora, advogada, desembargadora e escritora)


07. Maria Lucielle Silva Laurentino (Prefeita de Bezerros)


08. Teresa Leitão (Professora, Pedagoga e Senadora da República pelo Partido dos Trabalhadores)

Veja também

Newsletter