Sáb, 06 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
ANIVERSÁRIO

Real Hospital Português celebra 170 anos de história com programação especial

Celebração foi marcada pela missa na capela do hospital, presidida pelo arcebispo de Olinda e Recife, Dom Paulo Jackson, e seguiu com solenidade realizada no auditório Laura Areias

Real Hospital Português celebrou 170 anos de história com programação especialReal Hospital Português celebrou 170 anos de história com programação especial - Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco

Em comemoração ao aniversário de 170 anos, completados nesta terça-feira (16), o Real Hospital Português (RHP) promoveu uma programação especial. 

As celebrações tiveram início às 9h30, com uma missa na capela do hospital celebrada pelo arcebispo de Olinda e Recife, Dom Paulo Jackson, e seguiram com uma solenidade realizada no auditório Laura Areias, no edifício Egas Moniz. 

A cerimônia reuniu autoridades locais, como a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra; a vice-governadora, Priscilla Krause; o prefeito do Recife em exercício, Victor Marques; o provedor do RHP, Alberto Ferreira da Costa Júnior; o vice-provedor Joaquim Amorim; o CEO do RHP Vaninho Antonio, além de médicos e colaboradores da instituição.

170 anos de Real Hospital Português
Para Alberto Ferreira da Costa Júnior, o encontro foi um momento de reconhecimento e celebração coletiva.

"Estar à frente dessa instituição, para mim, é um momento de profunda honra e emoção. Nesse momento histórico, quero começar registrando meu mais sincero respeito e reconhecimento ao incansável trabalho e dedicação de várias gerações que, ao longo de tantos anos, construíram e sustentaram esse hospital. Homens e mulheres que vieram antes de nós e sonharam, trabalharam, superaram crises, fizeram escolhas difíceis e nos deixaram um legado inestimável", agradeceu Alberto.

Albert Ferreira discursa no evento de aniversário do RHPAlbert Ferreira discursa no evento de aniversário do RHP. Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco.

O atual provedor do hospital aproveitou o momento de abertura para homenagear também o seu antecessor, seu pai, que faleceu em outubro de 2024.

"É impossível não recordar a trajetória de Alberto Ferreira da Costa, que durante mais de três décadas dedicou sua vida à nossa instituição. Um homem que nos deixou há quase um ano, mas que continua presente de forma muito viva em cada conquista, em cada vida transformada dentro deste hospital, e também - permitam-me dizer - em cada decisão que hoje tenho a honra de conduzir como provedor", declarou.

A governadora Raquel Lyra enalteceu a importância e a contribuição do RHP para a saúde pública no estado.

“A vocês, que há 170 anos, em linha reta, são a maior referência de saúde pública do Norte e Nordeste, de entrega, de integridade, a gente só pode agradecer como cidadão e cidadã pernambucana. O cuidado que se tem com o povo de Pernambuco, isso não tem preço”, destacou Raquel. 

Raquel Lyra destaca importância do RHPRaquel Lyra destaca importância do RHP para a saúde pública do estado. Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco.

O prefeito do Recife em exercício, Victor Marques, ressaltou a relevância do legado do hospital para a história da capital. “O Português e o Recife tem uma parte da sua história confundida”, destacou.

“Foi criado lá em 1855, durante um problema de saúde da cidade, concebido como uma instituição que tinha caráter provisório e que depois, pela união de esforços de muitas pessoas, se transformou numa realidade. O português é sinônimo de transformação, resistência, inovação e serviço para nossa cidade”, afirmou o prefeito.

Victor Marques ressalta importância do RHP para o RecifeVictor Marques ressalta importância do RHP para o Recife. Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco.

Apesar de não ter conseguido comparecer pessoalmente à cerimônia, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, se fez presente através de uma gravação, parabenizando o hospital e agradecendo a instituição pela parceria com o Sistema Único de Saúde (SUS). 

“Quero agradecer muito à grande parceria desse hospital de tantos anos com o nosso sistema público de saúde, com a formação de profissionais de qualidade, com a incorporação e manutenção de tecnologias altamente complexas, modernas, e com isso garantir que a população possa ter acesso a esses serviços”, compartilhou o ministro.

Reconhecimento e tradição
Um dos destaques da solenidade foi a entrega da Comenda de Excelência Médica ao cirurgião de cabeça e pescoço Bartolomeu Cavalcanti, em referência à história de dedicação e relevantes serviços prestados à instituição. A homenagem foi entregue pelo vice-provedor do RHP, Joaquim Amorim.

“Quando você é novo, não entende o que é a força da medicina. Mas quando você vai crescendo, criando raízes, você vê como a medicina é forte. Ajudar as outras pessoas é muito bom, mas você se ajuda muito mais do que ajuda os outros. A medicina traz para você um poder, de você se curar de tudo, dependendo da forma que você vê a medicina”, refletiu o cirurgião.

Bartolomeu Cavalcanti recebe homenagem do Hospital PortugêsBartolomeu Cavalcanti recebe homenagem do Hospital Portugês. Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco.

Durante a cerimônia, o Real Hospital Português apresentou pela primeira vez o Relatório Anual de Sustentabilidade. O documento, de 159 páginas, reúne os principais indicadores da instituição, apresentando avanços em áreas como governança, pessoas, meio ambiente e assistência. Os dados consolidam a cultura institucional de transparência, resultados e impacto social. 

Outro marco importante da cerimônia foi a apresentação do planejamento estratégico “RHP 26-35”, que irá nortear o desenvolvimento da instituição pelos próximos dez anos. O plano contempla metas e ações estruturantes que visam fortalecer ainda mais o papel do hospital como referência nacional em saúde, com foco em inovação, qualidade assistencial e sustentabilidade. 

Futuro
Também foi apresentado o novo conceito de hotelaria premium do RHP, os andares Unique. Com infraestrutura diferenciada e foco na experiência do paciente, os dois andares foram projetados para oferecer conforto, privacidade e acolhimento, alinhando excelência médica à sofisticação dos serviços. Os convidados da cerimônia também puderam conferir, através de realidade virtual, como o projeto ficará após finalizado. 

“Somos uma instituição construída por muitas mãos e nossa história se entrelaça à história de talento, coragem e compromisso de médicos, enfermeiros, técnicos e colaboradores que transformaram esse hospital em referência de cuidado e saúde. São elas que dia após dia sustentam a tradição de excelência e renovam o compromisso com a nossa missão”, destacou o diretor médico do RHP, Noel Loureiro.

Ao final da solenidade, o Real Hospital Português surpreendeu os presentes com o anúncio da criação da premiação “Atitudes que transformam: Prêmio Alberto Ferreira da Costa de Responsabilidade Social” e da primeira homenageada, a gerente de SUS e filantropia da instituição, a médica Luciene Lima. 

“Eu só tenho a agradecer a todos, ao seu Alberto Ferreira da Costa, à nova gestão, que me incubiu de assumir a filantropia, há 3 anos”, agradeceu a médica.

Doutora Luciene Lima recebe prêmio Alberto Ferreira da Costa de Sustentabilidade Doutora Luciene Lima recebe prêmio Alberto Ferreira da Costa de Sustentabilidade . Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco.

O prêmio tem como objetivo manter viva a memória do ex-provedor do RHP, Alberto Ferreira da Costa, que dedicou mais de três décadas da sua vida aos cuidados com a instituição e faleceu no ano passado. A partir de 2026, o RHP premiará colaboradores, pessoas da sociedade e empresas que geraram impacto relevante alinhado ao propósito do hospital. 

Veja também

Newsletter