Seg, 08 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Conflito

Rubio tacha de 'inaceitável' incursão de drones russos na Polônia

"A questão é saber se esses drones tinham como objetivo específico ir à Polônia. Se for esse o caso, se as evidências nos levarem a isso, então obviamente seria uma escalada maior", disse Rubio a repórteres em Washington

Secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio.Secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio. - Foto: Saul Loeb / POOL / AFP

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, classificou neste sábado (13) como "inaceitável" a incursão de 17 drones russos no espaço aéreo da Polônia ocorrida esta semana.
 

"A questão é saber se esses drones tinham como objetivo específico ir à Polônia. Se for esse o caso, se as evidências nos levarem a isso, então obviamente seria uma escalada maior", disse Rubio a repórteres em Washington.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou na quinta-feira que a suposta incursão de drones russos na vizinha Polônia poderia ter ocorrido por "engano", embora o incidente tenha alarmado a Europa.

O primeiro-ministro polonês, Donald Tusk, rejeitou a sugestão de Trump. "Também gostaríamos que o ataque de drones à Polônia fosse um engano. Mas não foi. E nós sabemos disso", postou na sexta-feira no X.

As autoridades polonesas relataram ter recuperado partes de 17 drones de fabricação russa, que caíram sem causar feridos ou danos significativos no leste do país na quarta-feira.

A Rússia, que rejeitou os pedidos de Trump por um cessar-fogo na Ucrânia, aparentemente disparou os 17 drones que atingiram a Polônia, cuja segurança é garantida pela Otan, uma aliança apoiada pelos Estados Unidos, e cujo presidente visitou a Casa Branca na semana anterior.

As capitais europeias e a União Europeia classificaram o ataque como um teste da determinação da Otan perante a guerra russa em andamento na Ucrânia.

Veja também

Newsletter