Dom, 21 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Educação

Secretária de Educação do Recife destaca avanço da cidade no Idepe em visita à Folha de Pernambuco

Cecília Cruz foi recebida pelo diretor Executivo do jornal, Paulo Pugliesi; pelo diretor Operacional, José Américo Lopes Góis; e pela editora-chefe, Leusa Santos

Secretária de Educação do Recife, Cecília Cruz, durante visita à Folha de PernambucoSecretária de Educação do Recife, Cecília Cruz, durante visita à Folha de Pernambuco - Foto: Matheus Ribeiro/Folha de Pernambuco

Em visita à Folha de Pernambuco na manhã desta quarta-feira (15), a secretária de Educação do Recife, Cecília Cruz, destacou os projetos desempenhados pela pasta durante a gestão do prefeito João Campos (PSB) e enfatizou o avanço na qualidade da educação pública.

Ela foi recebida pelo diretor Executivo do jornal, Paulo Pugliesi; pelo diretor Operacional, José Américo Lopes Góis; e pela editora-chefe, Leusa Santos.

Recife cresce no Idepe

Recife apresentou crescimento nos resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação de Pernambuco (Idepe) 2024 nos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental. 

Nos anos iniciais, o indicador subiu de 5,53 para 5,71. Já nos anos finais, os números foram ainda maiores: saltou de 4,43 para 4,70.

"Amanhecemos com a notícia do prefeito falando do Abono Educador, que já foi pago a todos os profissionais, e com o pagamento do BDE, que é o nosso Bônus de Desempenho Educacional. Ele reflete a vitória que tivemos com o Idepe anunciado, com o crescimento tanto dos anos iniciais quanto dos anos finais", iniciou Cecília.

"É um compromisso da gestão, dos nossos gestores e dos professores com a aprendizagem das crianças e ficamos super felizes ao falar desse reconhecimento desse anúncio de hoje. Mais de R$ 22 milhões serão dedicados aos nossos profissionais da Educação, por trabalhar para este objetivo, que é garantir o aprendizado das crianças", seguiu a secretária.  

Cecília Cruz, secretária de Educação do RecifeCecília Cruz, secretária de Educação do Recife. Foto: Matheus Ribeiro/Folha de Pernambuco

O bom desempenho no Idepe colocou a capital pernambucana no topo entre as cidades da Região Metropolitana do Recife (RMR) nos anos finais. Nos anos iniciais, o município também figura entre as redes de ensino com melhores índices, e, de acordo com Cecília Cruz, o objetivo é fazer com que o Recife siga avançando nos indicadores. 

"O Idepe sinaliza aquilo que nossos alunos estão aprendendo e dá uma diretriz para o que os professores precisam trabalhar. Vamos continuar trabalhando com a política do BDE, reconhecendo nossos profissionais, para continuarmos avançando nos indicadores, porque Recife já vem crescendo nos últimos quatro anos", completou Cecília. 

Creche

Ainda durante a conversa, Cecília destacou o Infância na Creche, programa voltado para crianças de zero a três anos que, até o momento, já ampliou em mais de 110% a capacidade da rede. De 2021 a 2025, o número de vagas saltou de aproximadamente 6.500 para mais de 16 mil. O objetivo é chegar à marca de 20 mil crianças cadastradas até o fim da gestão. Já foram investidos mais de R$ 90 milhões. 

Alfabetização

A secretária de Educação também comentou sobre o Programa Primeiras Letras, iniciativa que garante a alfabetização das crianças até os sete anos e que tem seis eixos basilares: Política de Ensino, Formação Continuada, Material Complementar, Acompanhamento, Avaliação/Monitoramento e Incentivos Financeiros. O programa atende as turmas dos Grupos IV e V da Educação Infantil, 1º e 2º anos dos anos iniciais. 

Veja também

Newsletter