Sex, 05 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Relação Bilateral

Programação da Temporada França-Brasil 2025 é divulgada no Recife

A Embaixada da França no Brasil apresentou os principais destaques da série de eventos que celebra os mais de 200 anos de relação entre os países

A programação da Temporada França-Brasil 2025 aconteceu na Caixa Cultural Recife, nesta terça-feira (26)A programação da Temporada França-Brasil 2025 aconteceu na Caixa Cultural Recife, nesta terça-feira (26) - Foto: Rafael Melo/Folha de Pernambuco

A Embaixada da França no Brasil apresentou, nesta terça-feira (26), os principais destaques da Temporada França-Brasil 2025. A divulgação aconteceu no teatro da Caixa Cultural, no Bairro do Recife, na área central da Capital pernambucana, e destacou uma série de eventos relacionados a temas como clima e transição ecológica, diversidade e democracia. 

O evento contou com a presença do cônsul da França para o Nordeste, Serge Gas; da secretária de Cultura de Pernambuco, Cacau de Paula; da secretária de Cultura do Recife, Milu Megale, além de representantes da classe artística e de organizadores. 

A Temporada França-Brasil 2025 teve início em abril com uma programação extensa de eventos brasileiros realizados na França, que se estendem até setembro.

O Brasil começa a receber a troca com a cultura francesa nos dias 4 e 5 de setembro, com a apresentação de “Até aqui tudo bem”, projeto coreográfico franco-brasileiro dirigido por Bouba Landrille Tchouda.

A peça, que explora temas como luta, resistência e libertação, será apresentada na abertura do Festival Cena Cumplicidades, no dia 4 do próximo mês, no Teatro Santa Isabel, às 19h. 

  • Temporada França-Brasil 2025. Foto: Rafael Melo/Folha de Pernambuco.
    Temporada França-Brasil 2025. Foto: Rafael Melo/Folha de Pernambuco.
  • Serge Gas, cônsul da França para o Nordeste, e Milu Megale, secretária de Cultura do Recife. Foto: Rafael Melo/Folha de Pernambuco.
    Serge Gas, cônsul da França para o Nordeste, e Milu Megale, secretária de Cultura do Recife. Foto: Rafael Melo/Folha de Pernambuco.
  • Sebastien Dahyot, adido cultural do Consulado Geral da França no Brasil. Foto: Rafael Melo/Folha de Pernambuco.
    Sebastien Dahyot, adido cultural do Consulado Geral da França no Brasil. Foto: Rafael Melo/Folha de Pernambuco.
  • Cacau de Paula, secretária de Cultura de Pernambuco. Foto: Rafael Melo/Folha de Pernambuco.
    Cacau de Paula, secretária de Cultura de Pernambuco. Foto: Rafael Melo/Folha de Pernambuco.

No total, serão mais de 300 atividades apresentadas pela França, programadas em 15 cidades, até dezembro.

Pernambuco receberá cerca de 40 eventos, entre apresentações, encontros e debates que fortalecem a relação cultural entre os dois países.

O objetivo, além de celebrar os mais de 200 anos de relação entre os países, é reunir artistas, intelectuais e o público em torno de temas como identidade, sustentabilidade, patrimônio e inovação. 

De acordo com o adido cultural do Consulado Geral da França no Brasil, Sebastien Dahyot, as diversas áreas culturais terão presença de artistas franceses e francófonos de países como Benin e Senegal. 

“A base dessa troca são as pessoas. Existe uma relação histórica entre os países e estamos reinventando essa relação. São muitos desafios como ataques à democracia e urgência com o meio ambiente. Acredito que essas relações estão se renovando”, disse.

Já para Milu Megale, secretária de Cultura do Recife, a ideia do projeto é estreitar a relação da Capital pernambucana com a França por meio de ações culturais.

“Somos cidade-irmã de Nantes há algum tempo. Então é uma relação que vem sendo construída há alguns anos. Esse ano vamos ter muito investimento em cultura para afunilar essa relação entre França e Brasil. A gente tenta aproximar e criar uma relação mais íntima com a França através da cultura e dos nossos festivais”, pontuou a gestora.

Destaques
Entre os destaques estão a presença da cantora Zaho de Sagazan, uma das revelações da cena europeia, no festival No Ar Coquetel Molotov 2025; participações relevantes de artistas franceses no MIMO e no Festival de Circo; além do Pavillon Français “Living With”, no Pátio de São Pedro, durante o Rec’n’Play.

A temporada França-Brasil 2025 é fruto de um acordo entre os presidentes Emmanuel Macron e Luiz Inácio Lula da Silva, e celebra mais de dois séculos de relações diplomáticas entre os dois países. 

Ao longo dos dias, a Embaixada da França irá divulgar a programação detalhada de cada evento de acordo com o calendário da Temporada França Brasil.

Serviço:
Site oficial: www.francabrasil2025.com
Instagram: @francabrasil2025
 

Veja também

Newsletter