Ter, 09 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
NEGOCIAÇÃO

Ucrânia espera assinar acordo de minerais com os EUA nesta quarta-feira (30)

O acordo permitiria a exploração conjunta dos recursos, um pacto que Trump considera uma "retribuição" pela ajuda que Kiev recebeu de Washington desde o início da guerra

O presidente dos EUA, Donald Trump (E), dando as boas-vindas ao presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, na Casa Branca em Washington, DC, antes das negociações em 28 de fevereiro de 2025O presidente dos EUA, Donald Trump (E), dando as boas-vindas ao presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, na Casa Branca em Washington, DC, antes das negociações em 28 de fevereiro de 2025 - Foto: Distribuição / Ukrainian Presidential Press-Service / AFP

A Ucrânia espera assinar um acordo nesta quarta-feira (30) que permitiria aos Estados Unidos acesso aos minerais do país, disse um funcionário de alto escalão da Presidência ucraniana à AFP.

A ministra da Economia, Yulia Svyrydenko, estará em Washington nesta quarta-feira para assinar o acordo, cujo rascunho o governo ucraniano "ainda precisa aprovar", disse a fonte.
 

O acordo permitiria a exploração conjunta dos recursos minerais da Ucrânia, um pacto que o presidente americano, Donald Trump, considera uma "retribuição" pela ajuda que Kiev recebeu de Washington desde o início da guerra.

O pacto deveria ter sido assinado semanas atrás, mas uma discussão acalorada entre Trump e seu homólogo ucraniano, Volodimir Zelensky, na Casa Branca, atrapalhou as negociações.

O acordo prevê um fundo conjunto "50/50" entre Kiev e Washington, e não estará vinculado a nenhuma "dívida" pela assistência anterior recebida por Kiev, disse a fonte presidencial ucraniana.

"Isso garante a igualdade entre as partes. Será criado um fundo de investimento para investir na reconstrução. Prevê-se que contribuiremos com a ajuda dos Estados Unidos", acrescentou.

Veja também

Newsletter