UE descarta indícios de ciberataque em apagão que afeta Espanha e Portugal
A operadora de energia da Espanha disse que o restabelecimento do fornecimento de eletricidade pode levar de 6 a 10 horas
O presidente do Conselho Europeu, António Costa, destacou que "não há indícios de qualquer ciberataque" sobre o apagão que afeta países da Europa nesta segunda-feira, 28, em especial Espanha e Portugal.
Em publicação no X, Costa afirmou que está em contato com o premiê espanhol, Pedro Sánchez, e com o primeiro-ministro português, Luís Montenegro, "sobre as interrupções de energia generalizadas na Espanha e em Portugal hoje". Ele informou que as operadoras de rede dos dois países estão trabalhando para encontrar a causa do problema e restaurar o fornecimento de eletricidade.
Leia também
• Fenômeno atmosférico raro pode ter causado apagão na Europa, diz jornal
• Apagão na Europa: Centro de Segurança de Portugal descarta possibilidade de ciberataque, diz jornal
• Apagão na Espanha suspende partidas e paralisa jogo no match point no Masters de Madri
A operadora de energia da Espanha disse que o restabelecimento do fornecimento de eletricidade pode levar de 6 a 10 horas. Enquanto isso, a distribuidora de Portugal fala em "até uma semana"

