Seg, 08 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
Encontro em Roma

Amigo de Lula, sociólogo italiano Domenico de Masi ficou famoso ao publicar "O Ócio Criativo"

De Masi visitou Lula na cadeia, em 2019, e se tornou cidadão honorário do Rio, em 2010

Lula e o amigo pessoal, o italiano Domenico di MasiLula e o amigo pessoal, o italiano Domenico di Masi - Foto: Ricardo Stuckert/PR

Amigo pessoal do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a quem visitou na cadeia, em Curitiba (PR), em 2019, o sociólogo italiano Domenico de Masi é também escritor. Antes disso, em 2010, havia se tornado cidadão honorário da cidade do Rio de Janeiro, como recompensa a seu amor pelo Brasil.

De Masi ficou famoso ao publicar o best seller "Ócio Criativo", em 2000. A obra causou polêmica, por defender que o ócio tem seu lado positivo, porque estimula a criatividade pessoal.

Ao deixar a prisão de Curitiba, De Masi declarou que a prisão não mudou em nada o prestígio de Lula no exterior. Para ele, petista continuava sendo uma grande liderança do mundo, "talvez a maior de todas".

No ano seguinte, auge da pandemia de Covid 19, o sociólogo não poupou o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro. Da Masi declarou que o Brasil poderia ter evitado muitas mortes, mas não aprendeu com o que houve na Itália — um dos primeiros países a serem duramente atingidos pela doença.

O sociólogo nasceu em Rotello, em 1938. Além de "Ócio Criativo", ele escreveu "Desenvolvimento Sem Trabalho", "A Emoção e a Regra" e "O Futuro do Trabalho".

Veja também

Newsletter