Ter, 23 de Dezembro

Logo Folha de Pernambuco
BRASÍLIA

Bolsonaro segue internado na UTI com 'boa evolução clínica' e sem dores

Ex-presidente está hospitalizado em Brasília

Bolsonaro já compartilhou vídeo caminhando no hospitalBolsonaro já compartilhou vídeo caminhando no hospital - Foto: Reprodução/Instagram

Leia também

• Apoio à urgência para o PL da Anistia gera atritos no PSDB e no Cidadania

• Internado, Bolsonaro critica asilo a ex-primeira dama do Peru e retaliação de Moraes à Espanha

• No hospital, Bolsonaro caminha, faz exercícios de fisioterapia e tem "boa evolução clínica"

O ex-presidente Jair Bolsonaro continua internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital DF Star, em Brasília, segundo o último boletim médico divulgado neste sábado. De acordo com a equipe médica, ele mantém "boa evolução clínica" e não está sentindo dores.

Ao longo da semana, Bolsonaro fez exercícios de fisioterapia e de caminhada. Em fotos nas redes sociais, ele apareceu acompanhado da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro e dos filhos.

Na terça, Bolsonaro afirmou nas redes sociais que está "concentrado" na recuperação da cirurgia, que, segundo ele, foi a mais "invasiva" pela qual já passou.

Bolsonaro passou por uma operação de 12 horas no abdômen no último domingo. O objetivo era tratar de uma "suboclusão intestinal" - uma obstrução parcial do intestino.

Esta foi a sexta operação realizada pelo ex-presidente desde 2018, quando ele vítima de uma facada durante a campanha em que se elegeu presidente. Todas as cirurgias foram feitas em decorrência desse ferimento.

Segundo os médicos, a obstrução parcial era causada por uma dobra no intestino delgado, que dificultava o trânsito de fezes e gases. O procedimento chamado de "laparotomia exploradora" foi feito para examinar os órgãos internos e liberar essas aderências, ou seja, desfazer as dobras.

A longa recuperação no pós-operatório já era esperada pelos médicos do ex-presidente. Segundo eles, o procedimento complexo aumenta os riscos de infecção e picos de pressão - por isso, Bolsonaro continua internado na UTI. Depois, houve a reconstrução da parede abdominal, feita para reforçar a musculatura dessa parte do corpo.

A expectativa é que ele fique internado por pelo menos duas semanas. Até o momento, Bolsonaro está se alimentando por via intravenosa. No dia 11 de abril, ele passou mal durante uma viagem ao Rio Grande do Norte. No dia seguinte, foi transferido para o Distrito Federal.

Veja também

Newsletter