De choro e vigília a samba e clima de estádio: veja como repercutiu a condenação de Bolsonaro
Sentença de ex-presidente gerou reações distintas entre críticos e apoiadores
A condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e dos outros sete integrantes do chamado "núcleo crucial" da trama golpista, nesta quinta-feira, gerou repercussões distintas entre críticos e apoiadores ao redor do país.
Em Brasília, em frente ao condomínio onde o ex-mandatário cumpre prisão domiciliar, bolsonaristas realizaram uma vigília permeada por orações e lágrimas. Em um bar localizado em outro ponto da capital federal, opositores ao político, por sua vez, utilizaram até sinalizadores, característicos de torcidas de futebol, para celebrar a sentença.
Leia também
• Temor com EUA após condenção de Bolsonaro e cautela externa impedem alta do Ibovespa
• Condenado, Bolsonaro ainda responde a outro processo no STF; entenda
• Imprensa internacional repercute condenação de Bolsonaro
Ainda na noite desta quinta-feira, no Rio de Janeiro, críticos do ex-presidente comemoraram a condenação com instrumentos de percussão e samba pelas ruas do bairro de Santa Teresa.
Já na manhã desta sexta-feira, primeiro dia após o encerramento do julgamento, estudantes se deslocaram por Brasília com um enorme boneco inflável de Bolsonaro vestido de presidiário, o "Pixuleco" do Bolsonaro.
A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) condenou Bolsonaro a uma pena de 27 anos e 3 meses pelos crimes de tentativa de golpe de Estado, organização criminosa, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, dano qualificado e deterioração do patrimônio tombado.
Os votos pela condenação foram dados pelos ministros Cristiano Zanin, Cármen Lúcia, Flávio Dino e Alexandre de Moraes, relator do caso, enquanto Luiz Fux defendeu a absolvição.
Veja imagens:









