EUA, Catar, Egito e Turquia pedem moderação em Gaza
Declaração destaca os avanços na primeira fase do acordo de paz
Estados Unidos, Catar, Egito e Turquia pediram neste sábado às partes que acordaram um cessar-fogo na Faixa de Gaza que cumpram suas obrigações e ajam com moderação, informou o enviado especial americano, Steve Witkoff, após conversas na cidade de Miami.
Autoridades desses países se reuniram com Witkoff para revisar a primeira etapa do cessar-fogo, que teve início em 10 de outubro. "Reafirmamos nosso compromisso com a totalidade do plano de paz de 20 pontos do presidente Donald Trump, e pedimos a todas as partes que mantenham suas obrigações, exerçam moderação e cooperem com os mecanismos de monitoramento", publicou o enviado americano no X.
Leia também
• Bombardeio israelense mata 5 em refúgio, diz Defesa Civil de Gaza
• ONU anuncia fim da fome em Gaza, embora situação seja 'crítica'
• Mais de mil pesssoas morreram em Gaza desde julho de 2024 enquanto aguardavam transferência médica
O encontro ocorreu em meio à tensão contínua envolvendo o cessar-fogo. A Defesa Civil da Faixa de Gaza informou que seis pessoas morreram ontem em um bombardeio israelense contra um abrigo, o que aumentou para 400 o número de palestinos mortos por fogo israelense desde a entrada em vigor do acordo.
Israel acusa repetidamente o Hamas de violar a trégua, e seu Exército informou que três soldados morreram no território palestino desde outubro.
A declaração de hoje destacou os avanços na primeira fase do acordo de paz, entre eles o aumento da ajuda humanitária, a devolução dos reféns do Hamas, as retiradas parciais de tropas e a redução das hostilidades.

