PF encontra menções à GLO em apresentação do entorno de Bolsonaro para 7 de setembro de 2021
Dois documentos foram encontrados em celular de ex-assessor de Braga Netto
Relatório da Polícia Federal (PF) encaminhado ao Supremo Tribunal Federal (STF) detalha duas apresentações em power point dos riscos para o 7 de setembro de 2021 encontradas no celular do coronel da reserva Flávio Botelho Peregrino, ex-assessor do ex-ministro Walter Braga Netto.
Os documentos mostram as "avaliações de cenários" feitas pelo entorno do ex-presidente Jair Bolsonaro, incluindo a possibilidade de decretação de uma operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO).
Leia também
• Moraes manda prender ex-assessor de Bolsonaro, réu da trama golpista; saiba o motivo
• ''Hora da onça está chegando'', disse Bolsonaro em 2021 sobre investigações que tinham ele como alvo
Segundo os investigadores, no feriado de 2021, Brasília recebeu uma manifestação convocada durante algumas semanas e que reuniram caminhões e manifestantes na Esplanada dos Ministérios durante as comemorações da independência do Brasil.
O celular de Peregrino foi apreendido em dezembro, no mesmo dia em que Braga Netto foi preso preventivamente.
A primeira apresentação é intitulada "07 de setembro — dia anterior", com última modificação realizada em 02/09/2021, e apresenta quatro slides. Neles, o termo GLO surge duas vezes.
"Esses documentos revelaram que os investigados tinham o conhecimento da gravidade dos fatos que seriam executados com o objetivo de subverter o regime democrático, por meio de ataques ao poder Judiciário", afirma o relatório.
Ao abordar a GLO como um dos cenários possíveis após o 7 de setembro de 2021, os slides elencam as medidas como "GLO preventivo", "GLO a pedido dos Estados/DF", "Distúrbios no DF, RJ, SP (Emprego PM/Greve ?)", "Convulsão Social (PM x FA)" e "Acionamento das FA por outros poderes".
A PF diz que o "possível cenário que tangenciava a instituição da Garantia da Lei e da Ordem, especificamente quanto ao "Acionamento das FA por outros poderes" chegou próximo à sua concretização, segundo reportagem publicada no GLOBO em no próprio dia 7 de setembro de 2021.

